25/06/2009

Projeto de professor da FMU resgata crianças da marginalidade

Projeto de professor da FMU resgata crianças da marginalidade


O projeto “Esporte, Cultura e Cidadania”, coordenado pelo docente de Educação Física da FMU, Dilson Villela, tem ajudado muito as comunidades carentes de Santo André, na grande São Paulo.

Por meio do esporte, a ação social tem como intuito tirar as crianças e adolescentes das ruas, mas não é só isso. De acordo com Villela, é preciso dar uma assistência completa a essas comunidades necessitadas. “Não fazemos um trabalho ligado apenas ao esporte, temos atividades voltadas à saúde e à assessoria jurídica, damos palestras e recreação organizada aos pais, e até conseguimos estender alguns projetos do governo”, disse o professor, ressaltando as conquistas do projeto, que ainda promove diversas atividades culturais, com cinco videotecas, bibliotecas e sessões de cinema ao ar livre.

A ação comprovou seu sucesso com o Prêmio Cidadania Sem Fronteiras – Melhores Práticas de Extensão Universitária 2008 e com o Prêmio Top Social ADVB 2007, mas para Villela isso está longe de ser o mais importante. “As premiações têm aberto várias portas, mas a minha preocupação não é ganhar prêmios, e sim resgatar crianças da marginalidade, drogas e prostituição”, diz o professor.

A idéia de Villela agora é ampliar o projeto para outros locais. “Quero levar esse projeto para outras comunidades carentes.”

Para ajudar nessa gratificante ação, você pode entrar em contato com o professor pelo e-mail dilsonvillela@uol.com.br.

Leia aqui matéria publicada no Jornal do Conselho Regional de Educação Física.


Página atualizada em 25/06/2009 às 16h34