05/03/2008

Professora da FIAM-FAAM é selecionada para participar de Colóquio nos EUA

Professora da FIAM-FAAM é selecionada para participar de Colóquio nos EUA

A professora doutora Monica Martinez foi segunda colocada entre os 22 trabalhos inscritos por pesquisadores brasileiros para o 3º Colóquio Brasil – Estados Unidos. 

Sua pesquisa, intitulada The Good Listeners, é uma análise comparativa entre a produção textual de dois jornalistas escritores. O primeiro é o norte-americano Joseph Mitchell, um dos jornalistas mais importantes da primeira metade do século 20 da revista The New Yorker. O segundo é o brasileiro José Hamilton Ribeiro, que trabalhou na revista Realidade e hoje é repórter especial do programa Globo Rural. “Além do texto de altíssima qualidade, ambos têm em comum a escuta atenta ao outro, um elemento vital para a prática de reportagens de profundidade. Essa questão é abordada na perspectiva do Jornalismo Literário e da Teoria da Cultura do Ouvir”, diz a docente que, desde 2004, é responsável pela disciplina de Jornalismo Literário e Cultural da habilitação de Jornalismo do curso de Comunicação Social da FIAM-FAAM Centro Universitário.

O tema central proposto para o encontro, "Espaços globais e fronteiras: estudos específicos e interdisciplinares da comunicação", que reunirá os 11 pesquisadores brasileiros selecionados pelo comitê científico, está programado para o mês de março na Tulane University University, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.


Página atualizada em 05/03/2008 às 11h34