Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho

Duração

12 meses + TCC

Turma(s)

Terça e Quinta
19h00 as 23h00

Início das aulas

Valor do curso

15 x R$ 585,00

Sobre o curso

Inovar o papel do psicólogo nas organizações como profissional que desenvolve estratégias a fim de proporcionar melhorias no ambiente de trabalho, realizando, em equipe multiprofissional, estudos e pesquisas voltados ao comportamento humano, bem como participação na elaboração e definição de políticas de Recursos Humanos. Viabilizar ações relativas às avaliações, aprimoramento e atualização profissional, buscando adequada produção mantendo a qualidade de vida funcional do colaborador. Observar a importância de programas que visem a saúde, proteção, valorização e satisfação do capital humano, facilitando seu acesso e de seus dependentes a bens e serviços básicos. Analisar as atividades inerentes ao trabalho nas organizações para fundamentar a elaboração de instrumentos necessários à administração de RH e modernização institucional.

Para quem o curso é destinado?

O Curso destina-se a profissionais com formação superior,  psicólogos, administradores, RH, engenheiros, líderes, educadores, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros que buscam a atualização profissional que atuam com gerenciamento de pessoas e intervenção nas organizações de trabalho.

Disciplinas

  • Diversidade teórica em Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Teorias e práticas em processos grupais
  • Saúde, Trabalho e Adoecimento nas organizações
  • Processos de Análise e Intervenção em Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Ética Profissional e Responsabilidade Social
  • Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos – Empowerment
  • Habilidades Gerenciais e Coaching Empresarial
  • METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR (EAD)
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (SEMIPRESENCIAL)
  • Organização Prática dos saberes

Habilidades adquiridas através do curso

• Capacidade para trabalhar com seleção, avaliação e orientação pessoal, marketing e comportamento do consumidor, intervenção em trabalho e saúde, desenvolvimento de recursos humanos em empresas de diversos setores.
• Conhecimento aprimorado do profissional de psicologia nas relações com as organizações, facilitando a integração do colaborador, com foco no desenvolvimento profissional aliado ao crescimento e atuação.

Mercado

A necessidade de formação complementar foi amplamente apontada por psicólogos, segundo informação do Conselho Federal de Psicologia. Em artigo publicado na Revista – Psicologia: Ciência e Profissão (v. 9), mais de 95% dos psicólogos entrevistados revelaram que, para o seu exercício profissional após a graduação, tiveram que recorrer a formas complementares de formação (cursos, estágios, terapias, entre outros). Apesar da Clínica estar em 1º lugar na escolha de atuação com 39,3%, o psicólogo organizacional aparece em 2º lugar com 17,6%. Durante a vivência profissional nota-se que, nos últimos anos, nossos alunos buscam o ingresso no mercado de trabalho focando a área organizacional, por se tratar de área que absorve profissionais da área de psicologia com maior aderência em relação à area clínica.

Diferenciais do curso na FMU

Possuir uma equipe qualificada de professores Mestres e Doutores com produção científica e experiência profissional na área;

Ser oferecido na modalidade presencial.

Ser voltado especificamente para psicólogos, facilitando para o professor o direcionamento dos exemplos apontados nas aulas, ou seja, maior possibilidade de aprendizagem significativa para o aluno;

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus