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Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

2 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

Contribuir para a capacitação continuada de profissionais capazes de conhecer e entender as realidades sociais em que vivem e/ou atuam, a partir da compreensão da importância dos Direitos Humanos para sua formação, desempenho profissional e desenvolvimento de visão sobre as possibilidades de intervenção social por meio de práticas, programas e projetos sociais que fortaleçam a cidadania, a equidade, a participação cidadã, a democracia, o desenvolvimento inclusivo e sustentável, a justiça, a transformação e a responsabilidade social.

Habilidades adquiridas

>
Analisar e resolver problemas
>
Gerar ideias e inovar
>
Investigação-ação
>
Inclusão e diversidade
>
Comprometimento com os resultados da aprendizagem
>
Empreendedorismo social
>
Conjuntura social e direitos humanos
>
Elaboração de projetos
>
Assessoria e consultoria

Carreira e mercado de trabalho

Projetos sociais e direitos humanos são áreas relacionadas aos problemas enfrentados pela sociedade, podendo ser em um momento de instabilidade política e econômica do país, como também alto índice de desemprego, por exemplo. Dessa forma, o mercado de trabalho para o assistente social está em alta. Cada vez mais há mais vagas em programas de saúde do Governo, no qual o profissional desenvolve políticas para serem implementadas.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 2.900

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 6.000

Áreas de atuação

Consultoria

Consultoria

Terceiro Setor, em áreas que envolvem habitação, meio ambiente, atividades culturais e outros temas sociais;<br />

Terceiro Setor, em áreas que envolvem habitação, meio ambiente, atividades culturais e outros temas sociais;

Captação de recursos e elaboração de projetos sociais;<br />

Captação de recursos e elaboração de projetos sociais;

Empresas que realizam programas para gerir os impactos de grandes obras em determinada população;<br />

Empresas que realizam programas para gerir os impactos de grandes obras em determinada população;

Órgãos públicos, para a formulação de políticas públicas;<br />

Órgãos públicos, para a formulação de políticas públicas;

Pesquisa e docência acadêmica.<br />

Pesquisa e docência acadêmica.

Diferenciais

Módulos selecionados segundo a relevância para o desenvolvimento do perfil profissional no mercado de trabalho. Estrutura didática de aula padronizada, que favorece o desenvolvimento de competências profissionais, além de garantir a presença de elementos didáticos essenciais para a efetiva aprendizagem. Planejamento dos módulos realizado por uma equipe especializada a fim de garantir a qualidade de aprendizagem.

Desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir da participação ativa nas aulas e em atividades extraclasse. Oportunidade de obtenção de multicertificações. Professores com experiência teórico-prática relevante, com formação pedagógica diferenciada.

Matriz curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para a Inovação
Projeto de Experiência
Direitos Humanos – Trajetória, Conceitos e Contextualização
Ética e Responsabilidade Social
Gênero, Raça e Etnia
Movimentos Sociais, Participação Popular e Direitos Humanos
Educação, Cidadania e Trabalho no Contexto dos Direitos Humanos
Terceiro Setor, Voluntariado e Compromisso Social
Projetos Sociais – Conceitos, Elaboração e Operacionalização
Redes Captação de Recursos e Gestão Financeira para Projetos Sociais
Marketing Social e Projetos Sociais
Prática Simulada: Comunidade, Meio Ambiente e Habitação
Prática Simulada: Criança e Adolescente
Prática Simulada: Saúde, Assistência e Previdência
Prática Simulada: Segurança Pública e Violência

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Sandro José da Silva Leite

Prof. Sandro José da Silva Leite

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2001), Especialização em Arteterapia (2002), Mestre e Doutor em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP (2012, 2019). Tem experiência na área de Artes, Arte-educação e Arteterapia. Docente em cursos de graduação (Artes Visuais, Fotografia e Musicoterapia) e Pós-graduação (Arteterapia e Musicoterapia). Idealizador e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia Analítica e Coordenador dos cursos de Pós-graduação em Educação, ambos pela FMU.