Especialização em Neuropsicologia

Duração

12 meses + TCC

Campus

Turma(s)

Sábado
08h00 as 17h00
Segunda e Quarta
19h00 as 23h00

Início das aulas

Valor do curso

21 x 429,00

Sobre o curso

Especialização voltada para psicólogos, com conteúdo ministrado por mestres e doutores que atuam na área da Neuropsicologia. O interessado na especialização, aprenderá sobre funções cognitivas, distúrbios e patologias neuropsicológicas, além de se concentrar nos princípios de avaliação neuropsicológica da criança, adolescente, adulto e idoso.

Para quem o curso é destinado?

Psicólogos.

Disciplinas

• Neuroanatomia, neurofisiologia e neurofarmacologia;
• Histórico e teorias neuropsicológicas;
• Função cognitiva, percepção, atenção, executiva e intelectual;
• Função cognitiva, aprendizagem, memória, linguagem e comando motor;
• Neuropsicologia Infantil e Adolescente;
• Neuropsicologia do Adulto e Idoso;
• Testes Neuropsicológicos e Documentos;
• Estudos de Casos em Avaliação Neuropsicológica;
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática no Ensino Superior (EAD);
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial).

Habilidades adquiridas através do curso

  • Compreender os princípios básicos da organização cerebral e do funcionamento cognitivo e de personalidade de acordo com os fundamentos teóricos.
  • Analisar e investigar as relações cérebro-comportamento tendo como base conhecimentos sobre a organização das funções corticais superiores.
  • Avaliar fenômenos e processos psicológicos em indivíduos, selecionando métodos e instrumentos de acordo com os objetivos e o contexto.
  • Comunicar resultados e elaborar documentos decorrentes de avaliação neuropsicológica, baseando-se em princípios teóricos, técnicos e éticos.
  • Planejar intervenção, a partir dos resultados da avaliação neuropsicológica, identificando as estratégias mais adequadas para prevenir ou aliviar o sofrimento, promover a saúde e o bem-estar de indivíduos.

Mercado

Programa que fornece uma ampla base na mais recente teoria e pesquisa em relações ao funcionamento do sistema nervoso central em relação à cognição e ao comportamento, abordando diversos distúrbios neuropatológicos, e ainda, administração, pontuação e interpretação de testes neuropsicológicos.
A neuropsicologia envolve o estudo da mente humana e do cérebro físico, bem como o modo como os dois estão inter-relacionados. Os neuropsicólogos focalizam principalmente as funções cognitivas do cérebro, como memória, linguagem, julgamento e pensamentos, mas têm um ângulo fisiológico para entender essas funções.

Diferenciais do curso na FMU

Possuir uma equipe qualificada de professores Mestres e Doutores com produção científica e experiência profissional na área;

Ser voltado especificamente para psicólogos, facilitando para o professor o direcionamento dos exemplos apontados nas aulas, ou seja, maior possibilidade de aprendizagem significativa para o aluno;

Ser oferecido na modalidade presencial;

Com a intenção de estimular os alunos para o exercício da profissão como neuropsicólogo, o curso possibilita atendimentos à comunidade por meio das CIECS – Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde, onde o aluno realiza avaliações neuropsicológicas, supervisionadas pelos docentes Psicólogos atuantes na FMU.

Coordenação

Profa. Rosani Aparecida Antunes Teixeira

Graduada em Psicologia pela Universidade Guarulhos (1991), Especialista em neuropsicologia pelo CEPSIC (Centro de Estudos Psicocirúrgicos da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP-SP). Mestrado e Doutorado em Neurociências e Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Atuação na área de Psicologia Clínica, Reabilitação Cognitiva e Avaliação Neuropsicológica, com ênfase em processos de aprendizagem, memória, atenção, percepção visual e funções executivas. Docente do Curso de Graduação em Psicologia da FMU.

Página atualizada em 27/12/2018 às 14h53