Especialização em Música com Ênfase em Processos Interpretativos

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

18/08/2018


Horário

Valor do curso

15 x R$ 585,00

Sobre o curso

O curso de especialização em Música com ênfase em processos interpretativos tem o objetivo de proporcionar aprimoramento conceitual e aprofundamento em questões específicas diretamente relacionadas à atuação profissional de Instrumentistas, Cantores, Compositores ou Regentes de Coro e Orquestra.

Para quem o curso é destinado

Graduados em Música ou em áreas correlatas que já atuem como Regentes, Instrumentistas, Cantores ou Compositores e que tenham como objetivo principal aprimorar a atuação profissional como executantes e intérpretes da música denominada popular ou erudita.

Disciplinas

• Fenomenologia Musical
• Notação Musical – Início até 1600
• Estética Musical
• Notação Musical – 1600 até século XX
• Perspectivas Contemporâneas na Música
• Aspectos Teóricos e Práticos da Interpretação Musical
• Elaboração e Gestão de Projetos Culturais
• O Discurso Sonoro
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas durante o curso

• Reciclar e aprimorar conceitos relacionados à performance musical e todos aqueles diretamente associados às práticas interpretativas.
• Capacitação do músico profissional executante a atuar com maior preparo e solidez quanto à consciência musical.
• Atualização, reposicionamento e aprimoramento profissional, pois o curso qualifica para a docência em faculdades e universidades.

Mercado

O profissional que exerce funções como instrumentistas, professores, cantores, compositores ou regentes, têm uma grande necessidade de aprimorar seus conhecimentos e ampliar seu repertório. O curso proporciona esse desenvolvimento e interação com profissionais da área.

Diferencial do curso na FMU

O curso conta com o diferencial de traduzir na absorção de conceitos e ferramentas específicas, imprescindíveis na atuação do Regente, Cantor ou Instrumentista, bem como no trabalho do Compositor quanto ao desenvolvimento de repertório.

Coordenação

Coord. Prof. Paulo César Fernandes Rocha

Coordenador do Curso de Música do FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2009. Sua experiência como Músico profissional é de vinte e cinco anos com atuação nas seguintes Orquestras: Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra de Câmara da UNESP e Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Em Universidades, atua profissionalmente há mais de vinte anos. Como integrante do Quarteto de Cordas e da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual Paulista – UNESP apresentou-se em diversos teatros do Brasil, incluindo os Festivais de Inverno de Campos de Jordão, Cunha, Juiz de Fora e Festival Internacional de Música de Câmara de Curitiba. Foi Coordenador e Violoncelista Principal da Orquestra de Câmara da UNESP de 1991 até 2006, onde desenvolveu significativa atividade como solista e camerista. Atuou como Violoncelista Principal e solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, realizando também a estreia e gravação do Concertino para Violoncelo e Orquestra do Compositor Rodrigo Vitta. Foi membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) do FIAM-FAAM Centro Universitário de 2013 até 2017. Sua experiência profissional de magistério superior, Músico profissional e Gestor de Curso somadas, ultrapassam 35 anos.

Onde estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus