Especialização em Música com Ênfase em Música Brasileira

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

12 meses + TCC

Sobre o curso

A música brasileira é conhecida e reconhecida mundialmente, despertando o interesse do público em geral e de músicos que desejam obter conhecimento apurado de suas origens e da produção contemporânea, tanto no que se refere à música comumente denominada “popular”, como à produção com aspectos mais voltados à chamada “música erudita”.

O curso de Música com ênfase em música brasileira aborda a temática de diferentes perspectivas, considerando o público comporto por músicos executantes, compositores e também profissionais de outras áreas que abordam o assunto e o vinculam a outras manifestações e fenômenos sociais e culturais.

Para quem o curso é destinado

Graduados em Música ou áreas afins que atuem como instrumentistas, professores, cantores, compositores ou regentes. O curso também é apropriado à Jornalistas ou profissionais da área de Comunicação ou Ciências humanas interessados na música brasileira e seu importante papel na sociedade contemporânea.

Disciplinas

• Fenomenologia Musical
• Raízes da Música Brasileira
• Estética Musical
• Influências Europeias na Música Brasileira
• Perspectivas Contemporâneas na Música
• A Canção Popular Brasileira
• Elaboração e Gestão de Projetos Culturais
• A Música Brasileira na Semana de Arte Moderna até a Contemporaneidade
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas durante o curso

• Fundamentação conceitual essenciais para o desenvolvimento de atividades educacionais relacionadas à música, com ênfase em música brasileira.
• Atualização, reposicionamento e aprimoramento profissionais.
• Qualificação para docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como no ensino de jovens e adultos, faculdades e universidades.

Mercado

O curso tem o objetivo de satisfazer as necessidades de músicos profissionais que atuam como compositores ou executantes de Música Brasileira. Também atende aos profissionais de áreas correlatas que necessitem de informações mais apuradas e específicas relacionadas à música brasileira, tanto no que diz respeito à produção denominada “popular”, como aquela frequentemente classificada de “erudita”.

Diferenciais do curso na FMU

Abordagem temática destituída de qualquer preconceito, principalmente relacionado à separação entre Música popular e Música erudita.

Conteúdo e perspectiva que relacionam o impacto da música na sociedade, bem como a influência da sociedade na música.

Professores altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Coordenação

Coord. Prof. Paulo César Fernandes Rocha

Coordenador do Curso de Música do FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2009. Sua experiência como Músico profissional é de vinte e cinco anos com atuação nas seguintes Orquestras: Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra de Câmara da UNESP e Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Em Universidades, atua profissionalmente há mais de vinte anos. Como integrante do Quarteto de Cordas e da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual Paulista – UNESP apresentou-se em diversos teatros do Brasil, incluindo os Festivais de Inverno de Campos de Jordão, Cunha, Juiz de Fora e Festival Internacional de Música de Câmara de Curitiba. Foi Coordenador e Violoncelista Principal da Orquestra de Câmara da UNESP de 1991 até 2006, onde desenvolveu significativa atividade como solista e camerista. Atuou como Violoncelista Principal e solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, realizando também a estreia e gravação do Concertino para Violoncelo e Orquestra do Compositor Rodrigo Vitta. Foi membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) do FIAM-FAAM Centro Universitário de 2013 até 2017. Sua experiência profissional de magistério superior, Músico profissional e Gestor de Curso somadas, ultrapassam 35 anos.

Onde estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 06/04/2018 às 18h16