Duração

12 meses + TCC

Turma(s)

Sábado
08h00 as 17h00
Sábado
08h00 as 17h00

Início das aulas

Valor do curso

15 x R$ 535,00

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Gerontologia foi criado para um público multidisciplinar da Área da saúde envolvido com a assistência, o acolhimento, a pesquisa e o ensino sobre a velhice, envelhecimento e idosos. Proporciona uma formação científica, teórico-prática referente aos processos do envelhecimento e longevidade, bem como aos processos de prevenção. O objetivo é formar profissionais com uma maior experiência para atuar na assistência, formar docentes e pesquisadores capacitados. Proporciona condições que viabilizem o aprimoramento da assistência nos aspectos psicossociais do envelhecimento e politicas de saúde do idoso no Brasil.

Para quem o curso é destinado?

Profissionais Graduados: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Educadores Físicos, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Disciplinas

• Aspectos ético-legais e psicossociais do envelhecimento
• Políticas de saúde do idoso no brasil
• Alterações fisiológicas no processo do envelhecimento
• Multidisciplinariedade na avaliação dos riscos que acometem os idosos
• Multidisciplinariedade no cuidado ao idoso em desequilibrios multissistêmicos
• Multidisciplinariedade na reabilitação e promoção a saúde do idoso
• Gestão de qualidade em serviços de atendimento ao idoso
• Multidisciplinariedade no cuidado paliativo ao idoso
• Metodologia da pesquisa científica e didática no ensino superior (EAD)
• Trabalho de conclusão de curso (semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Proporcionar aos discentes do curso oportunidades para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atender as demandas de saúde do idoso e das famílias, bem como a execução e continuidade das transformações das práticas de saúde implantadas pela Estratégia de Saúde do Idoso no âmbito público e privado;
• Oportunizar aos participantes uma formação profissional técnica, ética e humanística, objetivando a promoção da saúde e a prevenção de agravos através da assistência, ensino e pesquisa, integrados a coletividade e a instituições afins
• Capacitar os participantes a aplicação concreta de uma nova prática de trabalho em saúde nos diversos contextos institucionais e sociais, individual e coletivamente, de forma integral e humanizada; Proporcionar aos especializandos vivências com gestores de saúde da rede pública e privada visando o desenvolvimento/aperfeiçoamento de habilidades e atitudes requeridas ao exercício profissional.

Mercado

Proporcionar ao profissional da saúde conhecimento para articular-se de forma ética e no âmbito das suas atribuições, com o idoso, com a equipe multiprofissional e interdisciplinar, oferecendo subsídios para a qualidade da assistência ao idoso nas diferentes modalidades de atenção a saúde, envolvendo as alterações psicossociais mais prevalentes, com enfoque em fundamentos da atenção em gerontologia – características da população idosa, política nacional do idoso, conceitos básicos de enfermagem em gerontologia e teorias do envelhecimento, considerando a dinâmica do envelhecimento.

Diferenciais do curso na FMU

Fornecer aos profissionais subsídios teóricos para o cotidiano de suas atividades na população idosa.

Capacitar o especializando na atenção de qualidade na Estratégia Saúde do Idoso de acordo com os valores e princípios preconizados pelo Ministério da Saúde, integrando o cuidado multidisciplinar de forma ética e reflexiva.

O curso de Especialização Multiprofissional em Gerontologia visa garantir sólida formação aos profissionais da saúde, permitir o desenvolvimento das competências com vistas à melhoria da qualidade da assistência prestada à população.

Visualiza-se que esta formação possibilite aos futuros especialistas enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Coordenação

Coord. Profa. Marisa Toshiko Ono Tashiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1975), Habilitação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente, Prof. Doutor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitana Unidas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Saúde do Adulto e Idoso, Pronto Socorro e Terapias Holísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento de enfermagem; assistência de enfermagem, cuidados paliativos.

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus