Especialização em Fisioterapia Ortopédica

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

15 meses + TCC

Sobre o curso

O curso de Fisioterapia Ortopédica apresenta as atuais formas e técnicas de análise funcional do aparelho locomotor, principalmente voltada aos praticantes de atividade física e atletas, e amplamente usadas nos principais centros de pesquisa do movimento humano. A especialização engloba, entre outros aspectos, a avaliação das disfunções do sistema musculoesquelético e a abordagem das técnicas de exame de imagem usadas para o diagnóstico das lesões musculoesqueléticas.

Para quem o curso é destinado?

Fisioterapeutas graduados com registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Anatomia Funcional das Lesões do Sistema Músculoesquelético
• Fisioterapia nas Disfunçõs da Coluna Vertebral
• Fisioterapia nas Disfunções Quadril / Sacro / Ilíaco
• Interpretação dos Exames de Imagem
• Propedêutica do Aparelho Locomotor
• Fisioterapia nas Disfunções do Ombro / Cotovelo
• Fisioterapia nas Disfunções do Pé/ Tornozelo / Joelho
• Eletrotermofototerapia em Ortopedia
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Entendimento da intervenção preventiva e curativa da lesão ortopédica, mediante o estudo dos processos causadores e que têm como consequências as limitações funcionais do sistema músculo-esquelético e do aparelho locomotor.
• Visão ampla do atual estágio da Fisioterapia Ortopédica, voltada à Anatomia, Biomecânica e Patologias do sistema músculo-esquelético, destacando a atualização dos mais recentes recursos, métodos e técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamentos fisioterapêuticos utilizados para que o paciente retorne às atividades da vida diária.
• Atualização, capacitação e desenvolvimento de pesquisa científica, visando à qualificação de profissionais para a atividade docente no nível superior.

Mercado

O mercado tem procurado por profissionais capacitados e com uma visão clara de todos os processos que levam ao surgimento e à cura da lesão ortopédica, bem como de estratégias para a prevenção desses agravos.

Diferenciais do curso na FMU

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano letivo com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus