Especialização em Fisioterapia Hospitalar

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Sobre o Curso

Os avanços científicos na área da assistência secundária à saúde encontram-se em constante evolução. Nesse cenário espera-se que os profissionais de saúde sejam altamente qualificados para lidar com as adversidades do processo saúde/doença dos clientes. O profissional fisioterapeuta busca, cada vez mais, empenhar-se e investir em sua carreira; dessa forma o curso de Especialização em Fisioterapia Hospitalar foi criteriosamente elaborado a fim de suprir as necessidades do fisioterapeuta e de mercado, oferecendo subsídios para o desenvolvimento, aprimoramento e atualização do conhecimento técnico-científico, além das habilidades necessárias ao profissional para atuar nos diversos setores de um complexo hospitalar.

Para quem o curso é destinado

Fisioterapeutas com interesse em atuar na área de Fisioterapia Hospitalar.

Disciplinas

  • Empreendedorismo e Gestão em Serviços de Fisioterapia
  • Processo Fisioterapêutico no Paciente Clínico e Cirúrgico
  • Aspectos Fisiopatológicos, Diagnósticos por Imagem e Laboratoriais
  • Processo Fisioterapêutico Pediátrico
  • Manejo de Vias Aéreas e Ventilação Mecânica Não Invasiva
  • Ventilação Mecânica Invasiva Avançada
  • Fisioterapia Intensiva nos Desequilíbrios Multissistêmicos – Diretrizes e protocolos
  • Reabilitação do Paciente Hospitalizado e Cuidados Paliativos
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Didática no Ensino Superior (EAD)
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas durante o curso

  • Entendimento sobre o processo de gestão hospitalar, adquirindo experiências em prontuário eletrônico.
  • Conhecimentos das situações de emergência em clientela adulta e infantil dentro do hospital, atuando para a melhoria do paciente crítico.
  • Capacidade de reconhecer situações de desequilíbrios multissistêmicos e saber atuar na principal função do fisioterapeuta, que é a reabilitação do paciente adulto e pediátrico, adquirindo uma visão humanizada da saúde.

Mercado

Atualmente o mercado de trabalho busca profissionais fisioterapeutas que possuam conhecimento amplo e generalista, que permita compreender o cliente holisticamente e que não somente os aborde de acordo com sua especialidade, adquirindo esse profissional a visão do Ser Humano como um ser que necessite de cuidados humanísticos, superando barreiras com uma visão de futuro.

Diferenciais do curso na FMU

A FMU prepara o profissional com habilidades para atuar na área hospitalar, tanto na assistência quanto na área administrativa, propiciando competência para uma atuação de destaque no mercado de trabalho.

Coordenação

Indaiá Cristina Batistuta Pereira Bertoni

Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com ênfase no idoso internado em Unidade de Terapia Intensiva com doenças cardiorrespiratórias. Atualmente é professora supervisora de Estagio hospitalar do Curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina, na disciplina de cardio-pneumologia. Professora de Pós Graduação do Curso de Enfermagem na disciplina de cardio-respiratória da Faculdade Santa Marcelina. Professora do Curso de Pós Graduação de Enfermagem da disciplina de cardio-respiratória da F.M.U. (Faculdades Metropolitanas Unidas). Professora do Curso de Enfermagem na disciplina de metodologia de T.C.C. da F.M.U. Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória, especialmente em Unidade de Terapia Intensiva, especialista pela equipe do Prof. Dr. Adib Jatene do Hospital do Coração em fisioterapia cardio-respiratória. Pós Graduação e Especialização em Fisioterapia Respiratória.