Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Forense

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

15 meses + TCC

Sobre o curso

O curso de Enfermagem Psiquiátrica e Forense visa identificar as necessidades do paciente portador de transtorno mental; sistematizar a assistência de enfermagem psiquiátrica; identificar e exercer a competência do enfermeiro nas terapias somáticas e psicossociais usadas no tratamento dos transtornos mentais.

O curso também busca preparar o enfermeiro para a carreira forense em instituições privadas e públicas, além de obter conhecimentos técnicos-científicos em tópicos das Ciências Forenses aplicadas à Enfermagem, dentro dos aspectos éticos e sociais, quanto ao comportamento do enfermeiro em diferentes situações de risco de sua rotina de trabalho. O curso também fornecerá instrução para a confecção de laudos técnico-científicos, aplicados à área forense, em casos do paciente apresentar lesões traumáticas violentas.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

  • Aspéctos éticos e legais em enfermagem
  • Antropotanatologia forense
  • Psicologia forense
  • Dinâmicas das relações em grupo operativo
  • Semiologia e enfermagem psiquiátrica
  • Psicofarmacologia e contextualização do uso de substancias psicoativas
  • Politicas públicas em saúde mental
  • Metodologia da pesquisa científica e didática do ensino superior (EAD)
  • Trabalho de conclusão de curso (semipresencial)
  • Práticas Orientadas

Habilidades adquiridas através do curso

  • Preparação para a integração, de forma interdisciplinar, de equipes de profissionais das diversas áreas dos sistemas legais, recolher provas, prestar depoimentos em tribunais. Mediar a Legislação e as Ciências da Saúde.
  • Capacidade de Investigação da morte, enfermagem psiquiátrica forense, preservação de vestígios, consultoria e enfermagem forense carcerária.

Mercado

O curso oportuniza situações facilitadoras do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, atitudes e competências assistenciais, gerenciais, educativas e de investigação científica, no âmbito da assistência indivíduos em sofrimento psíquico, em instituições hospitalares, necessárias ao exercício profissional. A Enfermagem Forense é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem, desde 2011 (Resolução 389/11). Um enfermeiro forense é responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência e aos agressores, deve estar preparado para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre de massa.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com o Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a prática do ofício. A realização dele em hospitais proporciona aos estudantes oportunidades de aprendizado em situações reais de trabalho.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus