Duração

12 meses + TCC

Turma(s)

Sábado
08h00 as 17h00

Início das aulas

Valor do curso

21 x 429,00

Sobre o curso

O curso de Enfermagem Psiquiátrica e Forense visa identificar as necessidades do paciente portador de transtorno mental; sistematizar a assistência de enfermagem psiquiátrica; identificar e exercer a competência do enfermeiro nas terapias somáticas e psicossociais usadas no tratamento dos transtornos mentais.

O curso também busca preparar o enfermeiro para a carreira forense em instituições privadas e públicas, além de obter conhecimentos técnicos-científicos em tópicos das Ciências Forenses aplicadas à Enfermagem, dentro dos aspectos éticos e sociais, quanto ao comportamento do enfermeiro em diferentes situações de risco de sua rotina de trabalho. O curso também fornecerá instrução para a confecção de laudos técnico-científicos, aplicados à área forense, em casos do paciente apresentar lesões traumáticas violentas.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

  • Aspéctos éticos e legais em enfermagem
  • Antropotanatologia forense
  • Psicologia forense
  • Dinâmicas das relações em grupo operativo
  • Semiologia e enfermagem psiquiátrica
  • Psicofarmacologia e contextualização do uso de substancias psicoativas
  • Politicas públicas em saúde mental
  • Metodologia da pesquisa científica e didática do ensino superior (EAD)
  • Trabalho de conclusão de curso (semipresencial)
  • Práticas Orientadas

Habilidades adquiridas através do curso

  • Preparação para a integração, de forma interdisciplinar, de equipes de profissionais das diversas áreas dos sistemas legais, recolher provas, prestar depoimentos em tribunais. Mediar a Legislação e as Ciências da Saúde.
  • Capacidade de Investigação da morte, enfermagem psiquiátrica forense, preservação de vestígios, consultoria e enfermagem forense carcerária.

Mercado

O curso oportuniza situações facilitadoras do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, atitudes e competências assistenciais, gerenciais, educativas e de investigação científica, no âmbito da assistência aos indivíduos em sofrimento psíquico, em instituições hospitalares, necessárias ao exercício profissional. A Enfermagem Forense é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem, desde 2011 (Resolução 389/11). Um enfermeiro forense é responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência e aos agressores, deve estar preparado para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre de massa.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com Práticas Orientadas, orientando os alunos para a aplicação de conteúdos discutidos em sala de aula, além de proporcionar oportunidades de aprendizado em situações reais, vivenciadas em centros de referência na área.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Coordenação

Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 27/12/2018 às 16h07