Especialização em Enfermagem Oncológica

Duração

15 meses + TCC

Turma(s)

Segunda e Quarta
08h00 as 12h00
Segunda e Quarta
14h00 as 18h00

Início das aulas

Valor do curso

21 x R$ 489,00

Sobre o curso

O curso de Enfermagem Oncológica proporciona condições que viabilizam o aprimoramento da assistência oncológica, com ênfase nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oncológico, reabilitação, fundamentos da assistência de Enfermagem, manejo da dor e cuidados paliativos, abordando os aspectos bioéticos, legais e institucionais. Além disso, a especialização também oferece aos profissionais o reconhecimento das alterações clínicas mais predominantes, com enfoque na compreensão da fisiopatologia, das manifestações e dos métodos diagnósticos e tratamentos.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Epidemiologia e Fisiopatologia Oncológica
• Avaliação Bioquímica e Hematológica nos Desequilíbrios Oncológicos
• Aspectos Bioéticos Legais e Segurança do Paciente Oncológico
• Assistência de Enfermagem nas Especialidades Oncológicas
• Terapeuticas Oncológicas
• Assistência de Enfermagem em Hemato-Oncologia e Emrgências Oncológicas
• Gestão de Recursos e Qualidade na Enfermagem
• Assistência de Enfermagem em Cuidados Paliativos e o Processo Educativo Familiar
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semi-presencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Realização da abordagem integral dos pacientes com câncer e de seus familiares.
• Compreensão das necessidades e especificidades do paciente portador de câncer, assim como do núcleo familiar.
• Busca por medidas individuais, familiares, sociais e comunitárias que possam minimizar o sofrimento do paciente e da família.
• Compreensão dos avanços tecnológicos em Oncologia e seu real impacto no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes com câncer.
• Desenvolvimento de pesquisas na área de Oncologia, assim como a utilização delas para subsidiar os cuidados em Enfermagem.
• Proposta de ações de Enfermagem que busquem compreender a vivência do paciente durante a hospitalização e minimizar o impacto que essas medidas exercem sobre o indivíduo para a melhoria da assistência prestada ao paciente com câncer.
• Atuação no planejamento, na execução, na supervisão e na avaliação das ações de Enfermagem ao paciente e à família.

Mercado

O Brasil vem passando rapidamente pelo processo de transição demográfica com o consequente aumento no número de idosos, alterações no perfil de morbimortalidade, ascensão da prevalência de doenças crônicas e mudanças nas necessidades dos serviços de Saúde. Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte na população brasileira, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Os avanços tecnológicos e científicos que propiciam a melhora da qualidade de vida, aumentos dos índices de cura e da sobrevida esbarram nas limitações financeiras e estruturais dos serviços de Saúde, exigindo dos profissionais uma visão crítica que subsidie decisões baseadas em evidências.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com o Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a prática do ofício. A realização dele em hospitais proporciona aos estudantes oportunidades de aprendizado em situações reais de trabalho.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano e meio (18 meses), com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 29/01/2018 às 18h37