Especialização em Enfermagem em Neonatologia Intensiva

Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

18 meses + TCC

Sobre o curso

O Curso de Enfermagem em Neonatologia Intensiva tem como objetivo formar o enfermeiro especialista na área de assistência ao recém-nascido de risco com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e à sua família. A especialização é pautada para a consciência crítica e reflexiva em um modelo humanista e dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional nessa área, com vistas à promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Intervenções Tecnológicas nos Desequilíbrios Multissistêmicos
• Fundamentos Assistenciais e Propedêutica Neonatal
• Intervenções de Enfermagem no Período Perinatal
• Intervenções de Enfermagem no RN de Baixo Risco
• Intervenções de Enfermagem no RN de Alto Risco
• Intervenções de Enfermagem no RN em Emergências Clínicas
• Intervenções de Enfermagem no RN em Emergências Cirúrgicas
• Gestão de Recursos e Qualidade na Enfermagem
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semi-presencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Assistência aos recém-nascidos, às suas famílias e à comunidade em suas demandas de saúde no âmbito público e privado, coletiva e individual ou familiar, responsabilizando-se pela qualidade de suas ações.
• Comprometimento com as políticas e práticas de Saúde, principalmente com o modelo centrado no recém-nascido e na família.
• Análise crítica dos modelos político-assistenciais, das práticas de saúde vigentes e das novas tendências. – Gerenciamento dos recursos humanos, materiais, físicos, ambientais e financeiros.
• Reconhecimento dos condicionantes sócio-políticos, culturais e econômicos do processo saúde – doença e das correlações com o perfil epidemiológico e o quadro sanitário do País, estado ou região, comprometendo-se com a problemática de assistência à saúde do recém-nascido e de sua família.
• Identificação dos problemas prioritários à saúde do recém-nascido e da família nas diversas fases de desenvolvimento, bem como a busca por soluções criativas e cientificamente respaldadas para resolução deles.
• Participação nas atividades de investigação científica com apropriação e reelaboração de conhecimentos de Enfermagem que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional.
• Realização de ações de educação em saúde e no ensino formal da Enfermagem.

Mercado

O mercado de trabalho é imenso dadas as especificidades do atendimento ao recém-nascido que requer um cuidado especializado sem que haja contingente suficiente de enfermeiros especialistas para atender às demandas da população. O profissional poderá atuar em unidades básicas, ambulatórios, clínicas, hospitais, centros comunitários e instituições de ensino da rede pública e privada, nos diferentes graus de atenção à saúde.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a prática do ofício.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano e meio (18 meses), com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Possui a disciplina de Didática no Ensino Superior que qualifica o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 17/07/2018 às 18h29