Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Duração

15 meses + TCC

Sobre o curso

O Curso de Enfermagem em Neonatologia Intensiva tem como objetivo formar o enfermeiro especialista na área de assistência ao recém-nascido de risco com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e à sua família. A especialização é pautada para a consciência crítica e reflexiva em um modelo humanista e dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional nessa área, com vistas à promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Intervenções Tecnológicas nos Desequilíbrios Multissistêmicos
• Fundamentos Assistenciais e Propedêutica Neonatal
• Intervenções de Enfermagem no Período Perinatal
• Intervenções de Enfermagem no RN de Baixo Risco
• Intervenções de Enfermagem no RN de Alto Risco
• Intervenções de Enfermagem no RN em Emergências Clínicas
• Intervenções de Enfermagem no RN em Emergências Cirúrgicas
• Gestão de Recursos e Qualidade na Enfermagem
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semi-presencial)
• Práticas Orientadas

Habilidades adquiridas através do curso

• Assistência aos recém-nascidos, às suas famílias e à comunidade em suas demandas de saúde no âmbito público e privado, coletiva e individual ou familiar, responsabilizando-se pela qualidade de suas ações.
• Comprometimento com as políticas e práticas de Saúde, principalmente com o modelo centrado no recém-nascido e na família.
• Análise crítica dos modelos político-assistenciais, das práticas de saúde vigentes e das novas tendências. – Gerenciamento dos recursos humanos, materiais, físicos, ambientais e financeiros.
• Reconhecimento dos condicionantes sócio-políticos, culturais e econômicos do processo saúde – doença e das correlações com o perfil epidemiológico e o quadro sanitário do País, estado ou região, comprometendo-se com a problemática de assistência à saúde do recém-nascido e de sua família.
• Identificação dos problemas prioritários à saúde do recém-nascido e da família nas diversas fases de desenvolvimento, bem como a busca por soluções criativas e cientificamente respaldadas para resolução deles.
• Participação nas atividades de investigação científica com apropriação e reelaboração de conhecimentos de Enfermagem que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional.
• Realização de ações de educação em saúde e no ensino formal da Enfermagem.

Mercado

O mercado de trabalho é imenso dadas as especificidades do atendimento ao recém-nascido que requer um cuidado especializado sem que haja contingente suficiente de enfermeiros especialistas para atender às demandas da população. O profissional poderá atuar em unidades básicas, ambulatórios, clínicas, hospitais, centros comunitários e instituições de ensino da rede pública e privada, nos diferentes graus de atenção à saúde.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com a possibilidade de Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a aplicação de conteúdos discutidos em sala de aula, além de proporcionar oportunidades de aprendizado em situações reais, vivenciadas em centros de referência na área.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano e meio (18 meses), com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Possui a disciplina de Didática no Ensino Superior que qualifica o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Coordenação

Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 27/12/2018 às 15h52