Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos

Duração

15 meses + TCC

Turma(s)

Segunda e Quarta
08h00 as 12h00
Segunda e Quarta
19h00 as 23h00
Segunda e Quarta
14h00 as 18h00

Terça e Quinta
08h00 as 12h00
Terça e Quinta
19h00 as 23h00
Terça e Quinta
14h00 as 18h00

Início das aulas

Valor do curso

21 x 489,00

Sobre o curso

O Curso de Enfermagem em Cuidados Intensivos instrumentaliza o enfermeiro na assistência intensiva a pacientes adultos e críticos. Simultaneamente, a especialização fundamenta e amplia o domínio do saber por meio de conhecimentos teóricos avançados e favorece a criação de novas dimensões do fazer com o desenvolvimento de competências em assistência, gerenciamento, ensino e pesquisa.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

  • Aspectos Bioéticos Legais e Segurança do Paciente
  • Gestão de Recursos e Qualidade na Enfermagem
  • Avaliação Bioquímica e Hematológica nos Desequilíbrios Multissistêmicos
  • Avaliação Clínica e Cuidados Críticos em Desequilíbrios da Oxigenação
  • Eletrofisiologia Cardíaca, Avaliação e Intervenções Tecnológicas nas Urgências e Emergências Cardiológicas
  • Avaliação Clínica e Intervenções Tecnológicas em Desequilíbrios Hemodinâmicos
  • Avaliação Clínica e Intervenções Tecnológicas em Desequilíbrios Multissistêmicos
  • Cuidados Críticos em Emergências Traumáticas
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)
  • Práticas Orientadas

Habilidades adquiridas através do curso

• Aplicar o pensamento crítico e julgamento clínico no planejamento, implementação, execução e avaliação de intervenções de enfermagem aos pacientes críticos, sob desequilíbrios diversos das funções orgânicas.
• Integrar conceitos fisiopatológicos, psicológicos e socioculturais no planejamento da assistência a pacientes críticos sob desequilíbrios multissistemicos.
• Analisar e discutir criticamente a aplicação de recursos tecnológicos e intervenções diagnósticas e terapêuticas na assistência intensiva, destacando sua influência sobre a qualidade efetividade e resolutividade da assistência e sobre o processo de trabalho do enfermeiro.
• Compreender o papel do enfermeiro na utilização racional, segura e competente de recursos tecnológicos e intervenções diagnósticas e terapêuticas. Capaz de participar de atividades de investigação científica com apropriação e reelaboração de conhecimentos de Enfermagem em Terapia Intensiva que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional.

Mercado

O processo de produção de serviços de Saúde é caracterizado por atividades eminentemente intensivas em mão de obra e as transformações que vêm ocorrendo nas últimas décadas, como os avanços científicos e tecnológicos e o aumento das expectativas das empresas, que têm enfrentado mercados globalizados competitivos, vêm provocando mudanças profundas no trabalho na área da saúde. Essas mudanças estão exigindo dos profissionais qualificações cada vez mais aprimoradas, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências para as novas demandas do exercício da profissão.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com a possibilidade de Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a aplicação de conteúdos discutidos em sala de aula, além de proporcionar oportunidades de aprendizado em situações reais, vivenciadas em centros de referência na área.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano e meio (18 meses), com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Coordenação

Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 27/12/2018 às 15h46