Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos

Duração

15 meses + TCC

Turma(s)

Segunda e Quarta
08h00 as 12h00
Segunda e Quarta
19h00 as 23h00

Início das aulas

Valor do curso

18 x R$ 535,00

Sobre o curso

O Curso de Enfermagem em Cuidados Intensivos instrumentaliza o enfermeiro na assistência intensiva a pacientes adultos e críticos. Simultaneamente, a especialização fundamenta e amplia o domínio do saber por meio de conhecimentos teóricos avançados e favorece a criação de novas dimensões do fazer com o desenvolvimento de competências em assistência, gerenciamento, ensino e pesquisa.

Para quem o curso é destinado?

Enfermeiros graduados com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ou com comprovação de encaminhamento do registro.

Disciplinas

• Aspectos Bioéticos Legais e Segurança do Paciente
• Gestão de Recursos e Qualidade na Enfermagem
• Avaliação Bioquímica e Hematológica nos Desequilíbrios Multissistêmicos
• Avaliação Clínica e Cuidados Críticos em Desequilíbrios da Oxigenação
• Eletrofisiologia Cardíaca, Avaliação e Intervenções Tecnológicas nas Urgências e Emergências Cardiológicas
• Avaliação Clínica e Intervenções Tecnológicas em Desequilíbrios Hemodinâmicos
• Avaliação Clínica e Intervenções Tecnológicas em Desequilíbrios Multissistêmicos
• Cuidados Críticos em Emergências Traumáticas
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)
• Estágio Supervisionado em Cuidados Intensivos

Habilidades adquiridas através do curso

• Aplicar o pensamento crítico e julgamento clínico no planejamento, implementação, execução e avaliação de intervenções de enfermagem aos pacientes críticos, sob desequilíbrios diversos das funções orgânicas.
• Integrar conceitos fisiopatológicos, psicológicos e socioculturais no planejamento da assistência a pacientes críticos sob desequilíbrios multissistemicos.
• Analisar e discutir criticamente a aplicação de recursos tecnológicos e intervenções diagnósticas e terapêuticas na assistência intensiva, destacando sua influência sobre a qualidade efetividade e resolutividade da assistência e sobre o processo de trabalho do enfermeiro.
• Compreender o papel do enfermeiro na utilização racional, segura e competente de recursos tecnológicos e intervenções diagnósticas e terapêuticas. Capaz de participar de atividades de investigação científica com apropriação e reelaboração de conhecimentos de Enfermagem em Terapia Intensiva que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional.

Mercado

O processo de produção de serviços de Saúde é caracterizado por atividades eminentemente intensivas em mão de obra e as transformações que vêm ocorrendo nas últimas décadas, como os avanços científicos e tecnológicos e o aumento das expectativas das empresas que têm enfrentado mercados globalizados competitivos, veem provocando mudanças profundas no trabalho na área. Essas mudanças estão exigindo dos trabalhadores qualificações cada vez mais elevadas, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências para as novas demandas do exercício da profissão.

Diferenciais do curso na FMU

Conta com o Estágio Supervisionado, orientando os alunos para a prática do ofício. A realização dele em hospitais proporciona aos estudantes oportunidades de aprendizado em situações reais de trabalho.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano e meio (18 meses), com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Coordenação

Coord. Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus