Já foram conquistadas 110 das 1000 bolsas disponíveis. Corra e garanta a sua!

Especialização em Emergências Clínicas e Traumáticas: Um Aspecto Multiprofissional

Este curso de Pós-Graduação não está sendo oferecido neste semestre.

Este curso não está sendo oferecido neste semestre. Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Sobre o curso

O Curso de Emergências Clínicas e Traumáticas: Um Aspecto Multiprofissional, prepara os profissionais para a assistência multiprofissional ao paciente em situações de emergências clínicas e/ou traumáticas, modelando o raciocínio clínico para a promoção da excelência do atendimento baseado em evidências, atendendo as populações de pediatria, adulto, idoso, gestantes, psiquiatria.
A grade curricular permite aos diversos profissionais da área da saúde o acesso aos mais novos protocolos e condutas, além de aprofundar os conhecimentos na área, promovendo avaliações de diversas situações clínicas e traumáticas, de urgência e emergência, pré e intra-hospitalares, considerando as políticas de segurança do paciente, utilização de novas tecnologias, desenvolvimento de valores humanos e éticos multiprofissionais, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais.

Disciplinas

Módulo 1 – Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Módulo 2 – Ferramentas Práticas para Inovação
Módulo 3 – Biossegurança e Segurança do Paciente
Módulo 4 – Bioética e Humanização em Saúde
Módulo 5 – Saúde Baseada em Evidência

TOTAL DE HORAS NO 1º. SEMESTRE – 100

Módulo 6 – Políticas de Saúde e Gestão dos Serviços de Urgência e Emergência
Módulo 7 – Segurança do Paciente em Serviços de Emergência
Módulo 8 – Mecanismos de Trauma e Abordagens do Sistema Pré-hospitalar
Módulo 9 – Farmacologia aplicada aos principais medicamentos na emergência
Módulo 10 – Interpretação de exames laboratoriais e de imagem na emergência
Módulo 11 – Abordagem Inicial ao Atendimento Traumático e Clínico

TOTAL DE HORAS NO 2º. SEMESTRE – 140

Módulo 12 – Atendimento na Situações de Urgências/Emergências Cardiológicas e Cerebrovasculares
Módulo 13 – Atendimento nas Situações Urgências/Emergências Psiquiátricas e Respiratórias
Módulo 14 – Atendimento nas Situações de Urgências/Emergências Ginecológicas, obstétricas e urológicas
Módulo 15 – Atendimento nas Situações de Urgências/Emergências Metabólicas e Digestórias
Módulo 16 – Projeto de Experiência

TOTAL DE HORAS NO 3º. SEMESTRE – 120

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360

Habilidades Adquiridas

  • Aperfeiçoamento teórico e prática para o estabelecimento do raciocínio crítico e reflexivo assertivo relacionado à etiologia, alterações, complicações no paciente em situação de emergência, clínica ou traumática, nos diversos sistemas corporais, pré e/ou intra-hospitalar;
  • Aprimoramento do conhecimento teórico e prático, através de treino de habilidades, cenários simulados (incluindo de atendimento a catástrofes) e comportamentais para a tomada de decisão das diversas profissões na assistência ao paciente em situação de risco acometido por afecções clínicas e/ou traumáticas;
  • Atualização, capacitação e desenvolvimento de pesquisa científica, visando a qualificação de profissionais para a atividade docente no nível superior.

Carreira

O curso propicia reciclagem e aperfeiçoamento do multiprofissional na assistência ao paciente grave, integrando conhecimentos teóricos, práticos e científicos que resultará em uma melhor conduta ao paciente, dentro de cada área de atuação.
Dessa forma, o curso de Pós-Graduação tem como principal objetivo capacitar, habilitar e aperfeiçoar a equipe multiprofissional que atua na área de emergência para um atendimento e assistência com maior segurança do cuidado ao paciente, desenvolver a habilidade do trabalho em equipe multiprofissional, com qualidade, conhecimento técnico-científico e excelência.

Diferenciais

Disponibilidade de uma estrutura completa de laboratórios de simulação realística, salas específicas, além de professores altamente qualificados, com ampla experiência na vivência com clientes, onde será possível desenvolver competências dos especializandos, com vistas ao seu desenvolvimento profissional.

O curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o sucesso profissional como liderança, empreendedorismo e gerenciamento. Abordagem dos cuidados multiprofissionais com a segurança do paciente em emergência, fundamentos teóricos e práticos dos aspectos relacionados aos mecanismos do trauma, avaliação do paciente em ambiente de emergência, subsidiando a tomada de decisão e julgamento clínico diante das situações de emergência. Para isso, dispõe de metodologias ativas diversas, além da troca experiências entre colegas de várias profissões.

O mercado de trabalho para o aluno do curso de Especialização Emergências Clínicas e Traumáticas: Um Aspecto Multiprofissional, focado em traumas e emergências clínicas, é repleto de novidades e qualidade voltada ao público pediátrico, adulto, gestante, psiquiátrico. A variedade de segmentos é ampla: serviços móveis de Urgências e Emergências, Instituições hospitalares e Pronto-socorro, entre outros.

Coordenação

Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

Página atualizada em 15/08/2019 às 17h05

De saída?
Podemos te ajudar!