Já foram conquistadas 1 das 1000 bolsas disponíveis. Corra e garanta a sua!

Especialização em Direito Real de Família e de Sucessões e Processo Civil

Duração

18 meses

Campus

Turma(s)

Início das aulas

Valor do curso

21 x 498

Sobre o curso

A Especialização em Direito Real de Família e de Sucessões e Processo Civil está adequada às demandas que o mercado profissional da advocacia requer, principalmente levando em conta as atuais tecnologias da informação, apresentando um formato dinâmico que une, a um só tempo, teoria e prática em perfeita harmonia tornando-o adequado à finalidade de sua proposta pedagógica, que preza pela formação em caráter de excelência e atualizada aos profissionais da área jurídica.

Essa especialização aborda de forma reflexiva e interdisciplinar os institutos jurídicos envolvidos, considerando os aspectos econômicos, psicológicos e sociais que permeiam as relações familiares e todos os seus fenômenos e categorias, inclusive sucessórios e atuais. E proporciona um estudo integrado até mesmo com os Direitos Reais, aplicáveis ao Direito de Família.

O conhecimento interdisciplinar com outros ramos jurídicos como o de Direitos Humanos, Práticas Colaborativas e resoluções para os problemas profissionais faz parte do desenvolvimento desta Especialização.

Além disso o curso destina-se a advogados, mas também àqueles que têm necessidade de um conhecimento mais aprofundado do direito de família e do direito sucessório, tais como, por exemplo, os psicólogos, os assistentes sociais, os administradores de planejamento sucessório.

Disciplinas

  • Direitos Humanos
  • Práticas Colaborativas
  • Ações Constitucionais
  • Teoria Geral
  • Direitos Reais
  • Direitos de Família
  • Direitos de Sucessões
  • Temas Especiais
  • Teoria Geral do Processo Civil
  • Processo de Conhecimento
  • Recursos em espécie
  • Execução
  • Ações e Procedimentos Especiais

Habilidades adquiridas

Ao final da Especialização o aluno estará apto a:

  • Atuação direta e indireta no ramo do Direito da Família e das Sucessões por meio da discussão de temas essenciais à área;
  • interagir e administrar o ordenamento jurídico com os vínculos pessoais, psicológicos, sociais e patrimoniais;
  • Compreender da dinâmica das transformações das relações familiares;
  • Atuação com ética e responsabilidade nos temas da família e das sucessões e de suas relações.

Carreira

O profissional que se especializa nessa área pode atuar judicialmente e extrajudicialmente em causas de direitos reais, família e sucessões colaborando, representando ou sendo advogado, interferindo diretamente no processo judicial.

É fundamental a prática colaborativa, qual seja, em que as partes se comprometem com a não litigância, trabalhando, juntamente com uma equipe colaborativa, rumo ao consenso e soluções de benefício mútuo para as partes envolvidas. E este profissional encontra-se preparado.

Para se destacar na área, o profissional precisa ter algumas características pessoais. Além do comprometimento necessário para qualquer carreira, o profissional da área jurídica precisa ser muito concentrado, ter grande interesse por pesquisa e ter o pleno desenvolvimento na comunicação escrita e oral.

Diferenciais

É a análise teórica e prática do mediar, conciliar e aproximar as partes diante de conflitos na área Cível

O mercado de trabalho tem mais oportunidades para aquele que tem como valor a inovação. Com esta especialização, o elemento inovador contribui para que o profissional atue em diversas segmentações, de uma forma competitiva, mas com base na ética, contribuindo com novas ideias, com uma nova forma de pensar e atendendo as demandas exigidas.

Essa especialização possibilita ao profissional interagir com áreas correlatas, pois a abordagem é pelo conhecimento teórico, embasado na legislação, mas com a atuação prática processual, através dos instrumentos processuais adequados.

Este curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o seu sucesso profissional, agregando inclusive competências de aperfeiçoamento como na linguagem, na ética profissional na postura preventiva e conciliadora. Para isso, aplicam-se metodologias ativas diversas, além da troca de experiências com os alunos dos outros cursos.

Coordenação

Prof. Dr. Jorge Shiguemitsu Fujita

Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela mesma instituição de ensino superior. No magistério é: Professor Emérito e Titular de Direito Civil no Curso de Graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU; Professor Doutor do Curso de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU; Professor contratado do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo - SP; Professor visitante do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Editor Responsável da FMU Direito Revista Eletrônica.Membro das Comissões de Direito Civil, de Biotecnologia e Biodireito, de Direitos Infantojuvenis e do Acadêmico de Direito, todas da OAB/SP. É autor de livros e artigos jurídicos. É advogado, consultor, parecerista e sócio titular do escritório Fujita Advocacia, com sede em São Paulo - SP.

Página atualizada em 27/05/2019 às 15h12

De saída?
Podemos te ajudar!