Especialização em Direito Ambiental e Sustentabilidade

Duração

12 meses + TCC

Turma(s)

Segunda e Quarta
19h00 as 23h00

Início das aulas

Valor do curso

21 x R$ 479,00

Sobre o curso

A maneira de entender a sustentabilidade de um negócio vem sofrendo transformações ao longo do tempo. Diferentes abordagens podem ser estabelecidas, buscando a melhor integração das inúmeras áreas (ciências humanas, ciências exatas, ciências biológicas). Passamos por diversas evoluções de conhecimento, tecnológica e de legislação internacional e nacional, bem como pela evolução da consciência ambiental.

Etapas cumulativas foram superadas, assim como barreiras conceituais e resistências psíquicas, levando a uma melhor estruturação da gestão ambiental, seja no setor público, seja na iniciativa privada. Entretanto, há um caminho muito grande de avanço. O tema deve fazer parte da concepção das empresas, de sua estrutura, de seu mecanismo de tomadas de decisão, de seus relacionamentos, de suas políticas e formas de atuação, possibilitando o crescimento presente sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Assim, o aprendizado contínuo é inevitável e essencial para tal público. A visão desse cenário nos motivou a oferecer este curso de especialização em direito ambiental e sustentabilidade que, com certeza, muito contribuirá para o desenvolvimento local e regional.

Para quem o curso é destinado:

Disciplinas

  • Direito ambiental constitucional e direito administrativo ambiental
  • Direito ambiental internacional
  • Responsabilidade administrativa, civil e penal ambiental
  • Licenciamento ambiental, avaliação de impacto e responsabilidade social
  • Gestão de projeto e gestão de risco
  • PPP – Parceria Público Privado
  • Responsabilidade socioambiental empresarial
  • Metodologia da pesquisa e didática para ensino superior
  • TCC – trabalho de conclusão de curso
  • Ética e Sustentabilidade

Habilidades adquiridas através do curso:

• O curso de especialização em Direito Ambiental e Sustentabilidade busca a interface dos agentes público e privados, de modo a enriquecer o aprendizado. Os dois lados da moeda, visão pública e privada, serão trabalhados de forma a permitir a mútua compreensão. Vale ressaltar que, em muitas situações, não haverá diferença de intenção, objetivo e meta entre os setores. A percepção crítica, analítica e pragmática de ambos os contextos será fundamental para a implementação de uma gestão estratégica ambiental.
Além disso, pretende-se:

• Capacitar os profissionais para atuar nas definições estratégicas ambientais de uma empresa e do setor público planejamento, organização, direção e controle de empresas e organizações públicas e privadas;
• Desenvolvimento de conhecimentos adequados acerca de instrumentos teóricos e práticos jurídicos para que os alunos possam analisar criticamente e tomar decisões coerentes com os princípios da sustentabilidade;
• Desenvolver uma visão estratégica de mercado e as implicações das atividades econômicas sustentáveis;
Promover a reflexão sobre as diferentes problemáticas relacionadas às questões jurídicas e de gestão ambiental;
• Oferecer o nível de conhecimento necessário para que o aluno tenha a percepção de seu papel como agente de mudança.

Diferenciais do curso na FMU

Máximo de benefícios para o desenvolvimento do profissional, com sólida estruturação de conhecimentos científicos, contribuindo para o processo educacional e profissional, tanto no setor público quanto no privado.

O curso busca desenvolver competências gerenciais, a fim de que o profissional possa tomar decisões e implementar ações coerentes e sustentáveis.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos, altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Descontos e benefícios para advogados, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça e com a CAASP, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.

Coordenação

Grace Ladeira Garbaccio

Pós-doutoranda pela universidade de limoges/frança. Doutora e mestre em direito pela universidade de limoges/ frança – reconhecido pela universidade federal de santa catarina (ufsc). Gestora de sustentabilidade em empresas nacionais e multinacionais, tais como: vallourec, saint-gobain, vallourec&sumitomo, anglo american e votorantim energia. Parecerista da revista da advocacia-geral da união (agu), da revista prim@ facie e do conpedi. Autora de vários artigos e do livro: l’étude comparative du contentieux adminsitratif de l’environnement brésilien et français.

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Página atualizada em 02/02/2018 às 13h48