Especialização em Diplomacia Empresarial

Duração

12 meses + TCC

Início das aulas

21/08/2018


Horário

Valor do curso

15 x R$ 585,00

Sobre o curso

O objetivo do curso de especialização em Diplomacia Empresarial é capacitar os alunos para a compreensão dos efeitos da globalização nas empresas que necessitam de profissionais qualificados para a elaboração de uma Política Externa Corporativa (PEC), ou seja, o conjunto de objetivos que definem como as companhias se relacionam com governos, mercados e sociedades. Para isso, as aulas são direcionadas à aplicação prática dos conceitos fundamentais da Diplomacia Empresarial e para os principais aspectos da economia globalizada, do marketing e do Direito Internacional – que servem como ferramentas de análise para o diplomata corporativo e para a elaboração da PEC. A especialização propicia que os alunos se habilitem para a compreensão das possibilidades de internacionalização de uma empresa, considerando as mudanças no sistema global que exigem do profissional o domínio de conceitos básicos aplicados à diplomacia corporativa, como antropologia diplomática, política externa, mercado globalizado, risco político e econômico, cooperação internacional, integração regional, controvérsias comerciais, dentre outros aspectos.

Para quem o curso é destinado?

Profissionais com formação em Relações Internacionais, Comércio Exterior, Administração, Direito e Economia, bem como interessados em geral.

Disciplinas

Módulo A: Diplomacia Empresarial
• Globalização e Internacionalização de Empresas
• Análise de Risco Político e Econômico
• Política Externa Corporativa (PEC)
• Antropologia Diplomática

Módulo B: Aspectos Teóricos Internacionais
• Aspectos Jurídicos das Negociações Internacionais
• Comunicação e Marketing Internacional
• Economia Internacional
• Cooperação Internacional e Negociação

Módulo C: Metodologia e TCC
• Metodologia Científica e Didática do Ensino Superior (On-line)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Compreensão da realidade político-econômica dos países, de modo a analisar os riscos e os desafios envolvidos em uma negociação internacional;
• Capacidade para elaborar a Política Externa Corporativa (PEC) de uma empresa;
• Capacidade de compreender como os aspectos culturais e o conhecimento das tradições locais são fundamentais para o sucesso de uma negociação envolvendo empresas estrangeiras;
• Compreensão de como um conflito político, uma guerra ou uma crise econômica podem alterar a estratégia de Relações Internacionais de uma companhia;
• Compreensão do impacto das mídias sociais digitais nas estratégias de comunicação e marketing das empresas multinacionais;
• Compreensão dos elementos jurídicos e econômicos que fundamentam as negociações no sistema internacional.

Mercado

A especialização surge de demanda das empresas para a elaboração da Política Externa Corporativa (PEC) capaz de articular a relação entre os negócios internacionais e as pressões governamentais, sociais e culturais dos países onde pretendem atuar. Nesse sentido, o papel do diplomata corporativo é compreender o cenário no qual a corporação está interessada em se inserir e, com base nisso, elaborar e gerenciar sua PEC.

Diferenciais do curso na FMU

Duração prevista de um ano letivo, havendo possibilidade de aproveitamento de disciplinas para conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional, o que significa uma economia de tempo e valorização de seu investimento.

Professores altamente qualificados que também são profissionais amplamente reconhecidos no mercado de trabalho, orientados por visão aplicada.

Didática no Ensino Superior que visa qualificar o aluno para a Docência em Faculdades e Universidades.

Descontos e benefícios para advogados, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça e com a CAASP, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.

Coordenação

Coord. Ms. Rodrigo F. Gallo

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e em História Social (USP). É professor do curso de Relações Internacionais da FMU. Também leciona nas cursos de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus