Especialização em Business Intelligence com Analytics

Duração

12 meses + TCC

Turma(s)

Sábado
08h00 as 17h00

Início das aulas

Valor do curso

15 x R$ 535,00

Sobre o curso

O curso em Business Intelligence e Business Analytics alia o desenvolvimento de competências gerenciais com a aplicação de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de soluções de BI e Analytics que contribuam com ganho de competitividade nas empresas. Esse curso tem como objetivo contribuir para a compreensão dos principais aspectos e técnicas de Business Intelligence e Analytics, usando recursos de Tecnologia Informação que integra conceitos de Estratégia Competitiva, Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Técnicas Quantitativas de Análise de Dados e de Informações, bem como Sistemas de Apoio a decisão.

Para quem o curso é destinado?

Curso multiprofissional: profissionais graduados que atuem: na área de ti ou correlatas; administração; contábeis ou gestores que tenham afinidade com tecnologia para realizar tarefas como analise de mercado, vendas, serviços, produtos ou que se apoiem em sistemas de apoio a decisão.

Disciplinas

• Fundamentos de BI e BA
• Modelagem de Dados Relacional e Dimensional
• Gestão por indicadores de desempenho (BPM, CPM e BSC)
• Utilizando processo de ETL
• Exploração de dados analíticos (OLAP)
• Gestão de Projetos de BI
• Apresentação e Design de Dashboards
• Mineração de Dados
• Metodologia da Pesquisa Científica e Didática no Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Entender e aplicar os modelos de dados para criação de projetos em BI, que serão utilizados para criação dos Data Marts (DM) e Data Warehouses (DW).
• Aplicar os conceitos de extração, transformação e carga (ETL), das diferentes fontes de dados para dentro do DM e /ou DW.
• Criar relatórios gerenciais do tipo: Ad Hoc, Cubos e Dashboards, compostos pelos indicadores de desempenho (KPIs).
• Conhecer as principais técnicas para gestão de projetos e BI e novas tecnologias para geração de conhecimento preditivo como a Mineração de Dados.

Mercado

Por conta da alta demanda no curso de extensão de Business Intelligence, que tem foco introdutório, nota-se que os alunos participantes tem interesse em se aprofundar no tema e muitas vezes, solicitam ao docente indicações de outras IES para que possam continuar seus estudos. Outro aspecto é referente a demanda interna, ou seja, do próprio corpo discente da FMU, tanto da escola de tecnologia e engenharia, como de outras (como Administração, Finanças e até Saúde) que precisarão capacitar-se para algum cargo gerencial que demanda esse tipo de conhecimento. Além disso, o próprio mercado demanda por profissionais com esse know-how e pode em parceria com a instituição, oferecer esse curso aos seus colaboradores, ampliando a possibilidade de conversão em diferentes frentes.

Diferenciais do curso na FMU

Professores altamente qualificados que também são profissionais amplamente reconhecidos no mercado de trabalho, orientados por visão aplicada.

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR que visa qualificar o aluno para a DOCÊNCIA em Faculdades e Universidades.

Duração prevista de um ano letivo, havendo possibilidade de aproveitamento de disciplinas para conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional, o que significa uma economia de tempo e valorização de seu investimento.

Coordenação

Coord. Prof. Fernando Duque Barros

Atua há mais de 20 anos como engenheiro industrial e docente nas áreas de Química e de Segurança do Trabalho. Realiza projetos nas áreas de Petroquímica, Logística Industrial, Química Industrial, Química Fina e Segurança do Trabalho. Graduado em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1993). Especialista Lato Sensu em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) (1995); Especialista Lato Sensu em Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores de Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2001); Especialista Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes (Faban) (2011); Especialista Lato Sensu e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) (2013). Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007).

ONDE ESTUDAR

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus