Duração

18 meses

Campus

Turma(s)

Sábado
08h00 as 17h00

Início das aulas

Valor do curso

21 x 559,00

Sobre o curso

A especialização em Arteterapia Analítica tem como orientação teórica a Psicologia Analítica e visa ampliar a atuação de profissionais oriundos de diversas áreas do conhecimento, objetivando prepará-los para uma atuação ética no contexto da prática arteterapêutica.

Estrutura-se sob o pilar de uma práxis dialética e procura identificar os potenciais de seus discentes com vistas à diversidade de atuações a partir de suas formações de base. Tem como meta priorizar a conceituação e utilização de recursos visuais, além de interface com o campo sonoro-musical. O curso está em consonância com os parâmetros curriculares mínimos para cursos de especialização em Arteterapia estabelecidos pela UBAAT (União Brasileira das Associações de Arteterapia).

Para quem o curso é destinado

Profissionais graduados nas áreas de: Ciências Humanas, da Saúde, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras, Educação e Artes. Profissionais de outras áreas devem ser submetidos a entrevista.

Disciplinas

• Fundamentos da Arteterapia Analítica
• Fundamentos da Psicologia Analítica
• Psicopatologia, clínica e símbolo
• Propedêuticas dos materiais
• Sons-imagens nas etapas do desenvolvimento
• Práxis sonoro-imagética
• A experiência da arte
• Leituras de símbolos
• Análises de imagens
• Raciocínio arteterapêutico
• Prática de Estágio
• Supervisão de Prática de Estágio

Habilidades adquiridas durante o curso

• Desenvolver o raciocínio arteterapêutico respeitando-se as necessidades daqueles que se beneficiarem de seus recursos.
• Fundamentar sua prática a partir da orientação teórica junguiana.
• Exercitar as práticas realizadas durante o curso e aprimorá-las no decorrer de sua trajetória profissional.

Mercado

A Arteterapia é uma modalidade de intervenção terapêutica em franco desenvolvimento. Algumas conquistas que elevaram sua profissionalização e reconhecimento público pautam-se pelos desdobramentos de uma prática focada no comprometimento ético e do bem-estar daquele que se beneficia de seus recursos. Destacam-se: formação das associações estaduais e/ou regionais; fundação da União Brasileira das Associações de Arteterapia (UBAAT) e de sindicatos; inserção da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), órgão vinculado ao Ministério do trabalho e, recentemente, passou a integrar os serviços prestados à rede de saúde pública (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Esse quadro exige um profissional cada vez mais especializado, consonante às demandas que se apresentam em vários segmentos de atenção à saúde.

Diferenciais do curso na FMU

Corpo docente composto por mestres e doutores com expertises em suas áreas.

Prática de Estágio e Supervisão que capacitam o discente a exercitar e refletir sobre o fazer arteterapêutico, ampliando sua atuação profissional a partir de sua formação de base.

O enfoque na orientação teórica junguiana (Jung e pós junguianos) fundamenta a Arteterapia Analítica e a diferencia de outras especializações, em geral mais genéricas, instituindo assim o aprofundamento neste campo do saber.

Aprofundamento conceitual é acompanhado de práticas, bem como aulas em espaços expositivos, proporcionando ao discente uma experiência imersiva.

Coordenação

Profa. Ms. Lucienne Dalla Bernardina

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Mestrado em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Medicina de Botucatu (UNESP) na área de Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Atua como Coordenadora da Área de Saúde dos cursos de Especialização do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem nas especialidades de Terapia Intensiva, Urgência/Emergência e Cardiologia. É avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

Página atualizada em 09/01/2020 às 16h12