22/04/2008

Ozires Silva fala a alunos da FMU e garante que ainda irá produzir muito mais

Ozires Silva fala a alunos da FMU e
garante que ainda irá produzir muito mais

O Curso de Relações Internacionais da FMU recebeu, no último dia 16 de abril, o Dr. Ozires Silva convidado para proferir palestra sobre "As reais oportunidades dos produtos de alto valor no mercado mundial". O mediador da palestra foi o coordenador do curso, professor Manuel Nabais da Furriela.

Ozires Silva é um dos mais respeitados administradores de empresas do país. Esteve à frente da Varig, da Petrobras, da Embraer, empresa da qual foi o criador. Entre 1990 e 1991 ocupou o cargo de ministro da Infra-Estrutura. Começou a carreira como piloto, mas se destacou na indústria aeronáutica como engenheiro. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante e na Embraer, em 1970, deu início à produção industrial de aviões no Brasil.

Após a palestra, Ozires Silva falou sobre a importância de dividir suas experiências com estudantes. Para ele, "a educação é extremamente essencial para colocar nas mãos de cada cidadão as armas para que ele seja um vencedor". O engenheiro explicou que no mundo atual "já não é mais possível dominar o conhecimento mundial, como acontecia na época dos filósofos gregos".

Por isso, considera fundamental que as escolas e universidades possam dar aos estudantes a oportunidade de "tirar de seu intelecto a capacidade de realizar modificações e de resolver a sua interface com a sociedade. Nós não somos os inventores do dinheiro", argumentou o engenheiro, "mas a sociedade efetivamente determinou que precisamos ganhar dinheiro. Então, para ganhar dinheiro, esse mecanismo tem que ser observado". Dr. Ozires disse que ainda quer produzir muito mais. "Eu tenho uma expectativa de vida relativamente pequena e uma quantidade de coisa por fazer tão grande, que não posso ficar preso num escritório", garantiu. Parte de sua história ele já deixou escrita nos dois livros que escreveu. Em "A Decolagem de um Sonho" conta a história da criação da Embraer; em "Cartas a um Jovem Empreendedor" transmite sua experiência empresarial.


Página atualizada em 22/04/2008 às 9h28