17/11/2009

Ministro Fernando Haddad elogia compromissos das IES com a iniciação científica

Ministro Fernando Haddad elogia compromissos das IES com a iniciação científica

Ministro Fernando Haddad

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, também fez uso da palavra durante a abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), que foi realizado nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 18h, na Casa Metropolitana do Direito do Complexo Educacional FMU.

Durante o discurso, Haddad ressaltou que o Brasil ocupa o 13º lugar na produção de conhecimento. “Algumas iniciativas do governo foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência na área acadêmica, tais como as emendas constitucionais 53 e 59. Nelas, concretizamos mudanças tais como o aperfeiçoamento do salário-educação; o aumento de oito para nove anos no ensino fundamental; a criação do FUNDEB, com ampliação de recursos para creches, pré-escolas e educação de jovens e adultos; e o piso nacional do magistério”, comentou.

“As emendas também estenderam os programas suplementares para toda a educação básica e a revinculação dos recursos da educação, já que, em 1994, parte dos recursos foi retirada do orçamento e, em 2009, o governo Lula devolveu 30% para o orçamento”, elencou. “Gostaria de ressaltar ainda a criação de 12 universidades públicas no País durante o governo Lula e o incremento de recursos no orçamento geral, com um salto de R$ 5 bilhões em 2009 para R$ 6,9 bilhões em 2010”, concluiu.    



Veja outras matérias do CONIC 2009


Página atualizada em 17/11/2009 às 11h08