05/07/2018

Mestrado e o universo acadêmico

Após a conclusão da graduação, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, desde que reconhecido pelo MEC, é possível optar por uma Pós-Graduação Lato sensu (Especialização e MBA) ou Stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

Diferente da Especialização, que tem um foco voltado para o meio profissional, prático e técnico, onde o aluno recebe um certificado no final, o Mestrado tem como objetivo a formação de profissionais, docentes e pesquisadores, com amplo domínio do saber, capacidade de liderança e inovação e, neste caso, além do diploma, o aluno recebe o título de Mestre.

O programa tem duração de cerca de dois anos, e nesse período, o discente desenvolve atividades, assiste aula em datas combinadas, desenvolve uma pesquisa e no final apresenta a sua dissertação.

O perfil ideal para o mestrado é um candidato que tenha domínio de um segundo idioma, goste de ler e estudar, e tenha curiosidade sobre diferentes temas.

Existem duas modalidades de mestrado, o Acadêmico, onde o aluno busca se aprofundar no conhecimento científico e em técnicas, por meio de conceitos. Com o objetivo de formar pesquisadores e professores universitários com base em pesquisas; e o mestrado Profissional, que visa a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho, ou seja, o aluno desenvolve soluções para problemas específicos evidenciados em sua área profissional, e também está habitado para dar aula.

O Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM está com processo seletivo aberto para os programas mestrado:

Aproveite a oportunidade de obtenção de bolsas de estudos de 50% e 100%.

Saiba mais em: https://portal.fmu.br/bolsas-e-financiamentos/programa-de-suporte-aos-mestrados-academico-e-profissional-fmu-fiam-faam/.


Página atualizada em 23/07/2018 às 21h04