12/01/2010

Liderança brasileira na América do Sul

Liderança brasileira na América do Sul


Os alunos e o professor André Guzzi
durante a palestra


Os estudantes, atentos à palestra

Como parte do congresso internacional sobre “Globalização, Regionalização e Desenvolvimento Dimensionados pela Sociedade da Informação”, os alunos da universidade polonesa de Lodz em intercâmbio no Brasil assistiram no dia 12 de janeiro à palestra do professor André Guzzi, do curso de Relações Internacionais do Complexo Educacional FMU, sobre “A Nova Liderança Internacional Brasileira na América do Sul”.

O professor traçou um panorama de como têm sido as relações e os conflitos entre os países da América do Sul nas últimas décadas e quais as perspectivas de mudança. Guzzi também explicou o funcionamento dos blocos econômicos já existentes na região, como o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN), e os entraves para a criação de blocos mais fortes, como defende a proposta da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Após ter respondido a uma série de dúvidas dos estudantes, o professor foi elogiado pela palestra. “Tivemos hoje muita informação nova”, disse a aluna Mariola Wodarczyk. Ela completou dizendo que eles acabam centralizando seus estudos na problemática européia e que, por esta razão, não têm um conhecimento mais aprofundado sobre a América do Sul. “Sabemos um pouco sobre Hugo Chávez pelo que escutamos em noticiários internacionais, mas hoje tivemos a oportunidade de realmente aprender sobre a região”, finalizou.


Confira a programação na íntegra e participe!

Veja outras matérias:



Página atualizada em 12/01/2010 às 17h25