17/07/2008

Juiz Fausto de Sanctis é formado na FMU

Juiz Fausto de Sanctis é formado na FMU

Mais um ex-aluno da FMU é destaque na mídia por sua atuação profissional. Trata-se do juiz federal Fausto Martin De Sanctis, titular da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e em lavagem de valores.

O juiz De Sanctis, que se formou na FMU na turma de 1987, é autor dos livros “Punibilidade no Sistema Financeiro Nacional” e “Direito Penal Tributário: Aspectos Relevantes”, que aborda temas polêmicos sobre crimes fiscais. A obra, lançada em 2005, traz questões que envolvem o bem jurídico tutelado, o delito de contrabando ou descaminho, o sigilo bancário e os efeitos da representação fiscal para fins penais.

De Sanctis foi responsável pela prisão do banqueiro Edemar Cid Ferreira e pelo processo contra o magnata russo Boris Berezovski, apontado como financiador da parceria Corinthians/MSI. Agora, voltou às manchetes de jornais como o responsável pelos pedidos de prisão preventiva de Daniel Dantas, sócio-fundador do banco Opportunitty.

Considerado um juiz rigoroso, Fausto De Sanctis respondeu em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo: “O juiz não é rigoroso. Rigorosa é a lei”.


Página atualizada em 17/07/2008 às 13h12