O Grupo FMU recebe, a partir do dia 9 de outubro de 2008, uma mostra de fotos que conta a trajetória de Octavio Frias de Oliveira, publisher do jornal Folha de S.Paulo, falecido em 2007, aos 94 anos.
A exposição, que estreou na Assembléia Legislativa de São Paulo no ano passado, traz flashes da história do jornal, comprado pelo empresário em 1962, em parceria com Carlos Caldeira Filho. A mostra está na Praça Acadêmica, localizada no Prédio 1 da FMU, na avenida Liberdade, 899. A visitação é gratuita e vai até o fim de outubro.
Octavio Frias de Oliveira iniciou a modernização da Folha, que mudou definitivamente o jornalismo brasileiro. Em 1967, o jornal se tornou pioneiro na impressão offset em cores, usada então em larga tiragem pela primeira vez no Brasil.
Em 1976, o publisher criou a seção "Tendências/Debates", pautada pelo princípio da pluralidade. A publicação de artigos de todos os matizes ideológicos desempenhou papel importante no processo de redemocratização do Brasil.
Já em 1992, o empresário Octavio Frias de Oliveira passou a deter a totalidade do controle acionário da companhia. A Folha se consolidou como o jornal mais influente e com a maior circulação do país – status que detém até hoje. Leia abaixo a cronologia do publisher.
No related posts.
Página atualizada em 10/10/2008 às 16h26