24/07/2009

Gripe Suína: conheça as orientações da Associação Médica Brasileira

Conheça as orientações da Associação Médica Brasileira

A fim de orientar a classe médica e a população sobre a gripe causada pelo vírus A (H1N1), a Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Infectologia produziram duas cartilhas: a primeira para os especialistas, uma espécie de protocolo de diagnóstico e tratamento, e a segunda para o público em geral.



Na cartilha para a população, a AMD se preocupou em explicar o que é a gripe, conhecida como “suína”, os cuidados e procedimentos que as pessoas devem adotar para se prevenir e as perguntas e respostas mais frequentes sobre transmissão, sintomas e tratamento.



A gripe causada por este novo vírus é uma doença respiratória transmitida de pessoa para pessoa, através de secreções respiratórias, principalmente por meio da tosse ou espirro. A transmissão pode ocorrer pelo contato próximo, principalmente em locais fechados. Não há registro de transmissão da Influenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados, pois o novo vírus não resiste a altas temperaturas (70ºC).



Para a elaboração do material, a AMB também contou com o apoio de outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e a Sociedade Brasileira de Medicina dos Viajantes.



Para saber mais sobre a gripe e como se proteger faça o download da cartilha e acesse:



Página atualizada em 24/07/2009 às 13h40