Este curso não está sendo oferecido neste semestre.

Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre a abertura de novas turmas:

Modalidade

Duração

5 semestres

Semestre

Início

Selecione as outras opções para visualizar

SOBRE O CURSO

O Curso de Petróleo e Gás da FMU oferece uma formação rápida e completa, por meio de um programa de ensino inovador. Durante cinco semestres de estudos, você conhecerá os conceitos e técnicas de geologia, processos químicos, desenho técnico, instalações de tubulações, perfuração de poços, logística do petróleo e muito mais.

O objetivo do curso é formar profissionais competentes e atualizados, que atendam às demandas de um mercado em constante crescimento. Para isso, a FMU conta com um excelente corpo docente, formado por professores titulados mestres e doutores. Além disso, o curso proporciona inúmeras atividades práticas e complementares, com o objetivo de apresentar todas as possibilidades da profissão e desenvolver suas competências.

Habilidades Adquiridas
• Ao término do curso, você estará apto a atuar na área operacional de fornecedores e nas indústrias do segmento, trabalhando na exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural.
• Você será capaz de planejar, analisar e supervisionar os processos de prospecção, beneficiamento, armazenagem e transporte das matérias-primas.
• Você estará apto a analisar e cumprir todas as normas e leis relacionadas à exploração do petróleo, garantir a segurança operacional e analisar os impactos ambientais das ações tomadas.
• Você terá desenvolvido competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, por meio de disciplinas diferenciadas, como comunicação, desafios contemporâneos e empreendedorismo.

CARREIRA

O petróleo é uma matéria-prima de extrema importância para a sociedade. Por isso, a tecnologia relacionada ao material é extremamente valorizada, assim como o profissional com formação na área. O mercado de Petróleo e Gás é bastante amplo e promissor. Você poderá atuar na indústria petroleira, em refinarias, em plataformas e em empresas que comercializam e transportam gás natural, petróleo e derivados.

DIFERENCIAIS

Corpo Docente

A FMU conta com um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores. Durante o curso, você será orientado por profissionais competentes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a compartilhar não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também as suas experiências de sucesso na profissão.

Atividades Práticas

Desde o início do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas e complementares, com o objetivo de vivenciar os reais desafios da profissão. Para isso, a FMU conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios de controle de qualidade de petróleo e gás, de informática e de química, além de um didático, que trabalha com uma planta de exploração ou de produção.

Empregabilidade

O curso de Petróleo e Gás da FMU possui um programa de ensino completo e inovador, que oferece uma formação rápida e focada na empregabilidade. Em cinco semestres de estudos, você será preparado para os reais desafios do mercado de trabalho, sempre de maneira dinâmica e objetiva. Dessa forma, você enriquecerá o seu currículo profissional e ganhará destaque na carreira.

Coordenação

Coord. Profa. Suely de Medeiros Onofrio Gama

Suely de Medeiros Onofrio Gama, graduada em Engenharia Química pela FEI em 1988. É mestre em Ensino de Ciências pela UNICSUL com a dissertação intitulada “Mudança conceitual de estudantes de engenharia sobre Substâncias Químicas”, que possui correlação à área do curso, em relação aos conteúdos abordados na disciplina de Química Geral. É também formada em Pedagogia pela Faculdade Magister e Licenciada em Química pela Oswaldo Cruz. Possui pós-graduação em Administração e Marketing realizada na Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente cursa MBA em Petróleo e Energias. Atua como professora da área há 13 anos, sendo 8 anos em ensino profissionalizante e superior. Tem 7 anos de experiência em coordenação de curso, sendo 4 anos na instituição. Atuou como gestora durante 10 anos na Kodak Company do Brasil e também como sócia proprietária em empresa de cine-foto- ótica por quase 10 anos. No Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas exerce a docência desde o ano de 2011. Em março de 2012, entrou na coordenação de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Onde Estudar

loading

Informe seu CEP:

Veja todos os Campus

Portarias de reconhecimento

Ato Autorizativo Portaria de 27/02/2012, da Reitoria da FMU.

Página atualizada em 05/06/2018 às 15h07