Licenciatura em Pedagogia

Avaliação MEC 4
Guia da faculdade

COMO VOCÊ QUER ESTUDAR?


O Curso de Pedagogia da FMU prepara o aluno para os reais desafios da profissão, por meio de um programa de ensino inovador. Durante os estudos, você conhecerá os conceitos de sociologia, didática, psicologia da aprendizagem, alfabetização, práticas educativas e muito mais.

O objetivo do curso é formar profissionais competentes, éticos e conscientes, que atuem como verdadeiros agentes transformadores da sociedade. Para isso, a FMU conta com um excelente corpo docente, formado por professores com experiência em ensino, pesquisa e extensão universitária. Desde o início do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas, nas quais poderá aplicar tudo o que aprender em sala de aula.

O mercado da Pedagogia é bastante amplo e oferece muitas oportunidades. Você poderá atuar em escolas de educação infantil e ensino fundamental, creches, museus, bibliotecas, Ongs e projetos sociais. Existem oportunidades nas áreas de ensino, coordenação pedagógica, educação especial e orientação educacional em escolas particulares, escolas públicas, órgãos governamentais e empresas do terceiro setor.
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
  • COMUNICAÇÃO
  • CORPO, MOVIMENTO E ARTE NA EDUCAÇÃO
  • CURRÍCULO
  • DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • DIDÁTICA
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA II
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA III
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA IV
  • FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
  • GESTÃO ESCOLAR
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • IDENTIDADES E DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS
  • INFÂNCIA NA HISTÓRIA E NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
  • LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • LITERATURA INFANTIL
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NA ALFABETIZAÇÃO
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • OPTATIVA
  • ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO
  • PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
  • PROJETO INTEGRADOR: PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Prof. Alexandre Claro Mendes

Formação Acadêmica: Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização) em Sociologia, Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2012); Pós-Graduação  Lato-Sensu (Especialização) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Graduação em História pela PUC-SP (1999). Qualificação profissional: Atuação na coordenação de área de História no Ensino Médio e no Ensino Superior; Mais de 15 anos de experiência na área educacional como professor das disciplinas de História, Filosofia e Ética na rede privada no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Pré-Vestibulares, Graduação e Pós-Graduação; Elaboração de material didático e paradidático para o Ensino Fundamental e Médio; Participação em entrevistas feitas no rádio ou na internet debatendo assuntos referentes à História ou Educação.  

Habilidades Adquiridas

• Ao término do curso, você estará apto a lecionar em escolas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, além de conduzir assuntos educacionais e orientar equipes multidisciplinares de educação.
• Você poderá atuar na inclusão de estudantes com necessidades especiais e no processo de alfabetização de jovens e adultos.
• Você será capaz de buscar técnicas que melhorem a qualidade do ensino e saberá acompanhar as novas tendências do mercado, coordenando e dirigindo unidades educacionais.
• Você estará apto a cumprir e fiscalizar a legislação de ensino do país e analisar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando as dificuldades e aptidões de cada um.

DIFERENCIAIS

Professores preparados
Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. *O detalhamento do corpo docente do curso pode ser consultado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Profissão
O curso superior de Pedagogia faz parte do Centro de Formação de Professores da FMU, um programa que visa a formação de profissionais competentes, conscientes e éticos, que atendam às demandas do mercado. Assim, você aprenderá não apenas transmitir, mas também a produzir e construir novos conhecimentos, usando a formação pedagógica em suas práticas educativas e também em pesquisas.
Atividades práticas
O programa de ensino do curso de Pedagogia da FMU valoriza a profissão na prática e visa uma rápida inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para isso, você será incentivado a participar de atividades práticas e extracurriculares, desde o primeiro semestre, desenvolvendo suas competências e preparando-se para os reais desafios da profissão.
Biblioteca
Nossos alunos contam com um completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books distribuídos na Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca*. Além de poder consultar o acervo físico do Sistema de Bibliotecas nos campi, os alunos também têm acesso ao acervo por meio da página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018

Atos Autorizativos

Autorização Decreto Federal nº 62.961 de 09/07/1968, publicado no DOU de 11/07/1968; Resolução do CDEPE de 03/08/2015; Resolução do CDEPE de 30/09/2014;

Reconhecimento Decreto Federal nº 70.656 de 30/05/1972, publicado no DOU de 31/05/1972

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC 4.327 de 22/12/2004, publicada no DOU de 23/12/2004, pg. 34, 35 e 36; Portaria nº 414, de 11/10/2011 – publicada no DOU nº 198 de 14/10/2011 – pg. 26; Portaria nº 639 de 21/10/2016, publicada no DOU nº 204 de 24/10/2016 – Pg. 20 e 21 – Nº de ordem 49

Página atualizada em 29/06/2020 às 13h56