Licenciatura em História

Avaliação MEC 5

COMO VOCÊ QUER ESTUDAR?


O curso semipresencial de licenciatura em História da FMU prepara o aluno para os desafios da profissão. Por meio de grade curricular completa e diferenciada, você terá acesso a atividades que levam à reflexão e à compreensão dos elementos culturais, socioeconômicos e políticos que transformam a sociedade.

O objetivo do curso é formar profissionais competentes, que saibam utilizar seus conhecimentos históricos para compreender o impacto das transformações técnicas e tecnológicas nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Além de adquirir um amplo conhecimento sobre a história da humanidade, você aprenderá as mais importantes técnicas de psicologia da educação e didática. Assim, você será preparado para transmitir os seus conhecimentos com ética, responsabilidade e efetividade.

Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico 2020.2 – Licenciatura.

Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico 2020.2 – EAD.

O campo de atuação do profissional com licenciatura em História é bastante amplo. Você poderá atuar como docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio, expondo, de forma didática, os conteúdos aprendidos durante o curso. Também há a possibilidade de ocupar cargos de diretoria e coordenação em instituições de ensino, atuando em áreas de gestão escolar. Na área de pesquisa, você poderá produzir conteúdos relacionados ao tema, como artigos, livros e materiais didáticos.
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APREN
  • INTRODUCAO AOS ESTUDOS HISTORICOS
  • HISTORIA DA HOMINIZACAO AS PRIMEIRAS CIV
  • HISTORIA MEDIEVAL ORIENTAL
  • COMUNICACAO
  • EDUCACAO INCLUSIVA
  • HISTORIA DA ANTIGUIDADE CLASSICA
  • HISTORIA MEDIEVAL OCIDENTAL
  • TEORIAS DA HISTORIA
  • METODOLOGIA CIENTIFICA
  • HISTORIA MODERNA XV E XVI
  • DIDATICA
  • HIST DA AMER COLONIAL SECS XV,XVI E XVII
  • HISTORIA DO BRASIL COLONIA
  • HISTORIA DA EDUCACAO
  • HISTORIA MODERNA SECS. XVII E XVIII
  • OPTATIVA
  • TECNOLOGIA DA INFORMACAO E DA COMUNICACA
  • HISTORIA DO BRASIL IMPERIO
  • AVALIACAO E CURRICULO
  • HIST CONTEMP DO SEC XIX ATE 2 GUERRA MUN
  • PROJETO INTEG: PRATICA EM EDUC AMB – ESP
  • HIST DO BRASIL: PRI REPUBLICA ATE VARGAS
  • HISTORIA AMERICA INDEP: SEC XVIII E XIX
  • ASPECTOS SOCIAIS, POLIT E LEGAIS DA EDUC
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO I
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO I
  • HIST CONTEMP DA GUERRA FRIA A NOVA ORDEM
  • HISTORIA DA AMERICA CONTEMPORANEA
  • HIST BRASIL CONTEM: VARGAS ATE GOV ATUAL
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO II
  • GESTAO ESCOLAR
  • TOPICOS ESPECIAIS INTEGRADORES
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO II
  • HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E GERAL
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO III
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • HIST DA AFRICA E DA CULT AFROBR E INDIGE
  • LIBRAS
  • MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMONIO HISTORICO
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO IV

Profa. Dra. Cintia Alfieri Gama Rolland

Doutora pela École Pratique des Hautes Études - EPHE (2016), professora e coordenadora nas Faculdades Metropolitanas Unidas (gastronomia, eventos, hotelaria, turismo e secretariado executivo trilingue). Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado pela EPHE (2016) e pos-doutorado pelo Museu Ncaional (2019). Integra três missões arqueológicas no Egito e atuou como conselheira cientifica no Museu do Louvre, bem como pesquisadora no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Tem experiência na área de História e arqueologia, tendo participado de diversas escavações no Egito. Atuando principalmente nos seguintes temas: história da gastronomia / alimentação, história antiga, egiptologia, religião, história e arqueologia.

Habilidades Adquiridas

• Capacidade de transpor o conteúdo acadêmico para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o auxílio de novas técnicas e tecnologias de ensino.
• Flexibilidade e dinamismo para empreender mudanças em sua atuação educativa.
• Visão crítica, capacidade analítica e senso ético.
• Capacidade de entender como o conhecimento histórico é formado e de produzir novos conhecimentos, atuando como um verdadeiro agente transformador da sociedade.

Página atualizada em 07/04/2021 às 10h44