Modalidade

Duração

8 semestres

Liberdade

Horário
Matutino
:
Quarta
:
Segunda
Noturno
:
Quarta
:
Segunda
mensalidades
R$ 337,00

SOBRE O CURSO

O curso semipresencial de licenciatura em História da FMU prepara o aluno para os desafios da profissão. Por meio de grade curricular completa e diferenciada, você terá acesso a atividades que levam à reflexão e à compreensão dos elementos culturais, socioeconômicos e políticos que transformam a sociedade.

O objetivo do curso é formar profissionais competentes, que saibam utilizar seus conhecimentos históricos para compreender o impacto das transformações técnicas e tecnológicas nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Além de adquirir um amplo conhecimento sobre a história da humanidade, você aprenderá as mais importantes técnicas de psicologia da educação e didática. Assim, você será preparado para transmitir os seus conhecimentos com ética, responsabilidade e efetividade.

Habilidades Adquiridas
• Capacidade de transpor o conteúdo acadêmico para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o auxílio de novas técnicas e tecnologias de ensino.
• Flexibilidade e dinamismo para empreender mudanças em sua atuação educativa.
• Visão crítica, capacidade analítica e senso ético.
• Capacidade de entender como o conhecimento histórico é formado e de produzir novos conhecimentos, atuando como um verdadeiro agente transformador da sociedade.

CARREIRA

O campo de atuação do profissional com licenciatura em História é bastante amplo. Você poderá atuar como docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio, expondo, de forma didática, os conteúdos aprendidos durante o curso. Também há a possibilidade de ocupar cargos de diretoria e coordenação em instituições de ensino, atuando em áreas de gestão escolar. Na área de pesquisa, você poderá produzir conteúdos relacionados ao tema, como artigos, livros e materiais didáticos.

Disciplinas

  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APREN
  • INTRODUCAO AOS ESTUDOS HISTORICOS
  • HISTORIA DA HOMINIZACAO AS PRIMEIRAS CIV
  • HISTORIA MEDIEVAL ORIENTAL
  • COMUNICACAO
  • EDUCACAO INCLUSIVA
  • HISTORIA DA ANTIGUIDADE CLASSICA
  • HISTORIA MEDIEVAL OCIDENTAL
  • TEORIAS DA HISTORIA
  • METODOLOGIA CIENTIFICA
  • HISTORIA MODERNA XV E XVI
  • DIDATICA
  • HIST DA AMER COLONIAL SECS XV,XVI E XVII
  • HISTORIA DO BRASIL COLONIA
  • HISTORIA DA EDUCACAO
  • HISTORIA MODERNA SECS. XVII E XVIII
  • OPTATIVA
  • TECNOLOGIA DA INFORMACAO E DA COMUNICACA
  • HISTORIA DO BRASIL IMPERIO
  • AVALIACAO E CURRICULO
  • HIST CONTEMP DO SEC XIX ATE 2 GUERRA MUN
  • PROJETO INTEG: PRATICA EM EDUC AMB – ESP
  • HIST DO BRASIL: PRI REPUBLICA ATE VARGAS
  • HISTORIA AMERICA INDEP: SEC XVIII E XIX
  • ASPECTOS SOCIAIS, POLIT E LEGAIS DA EDUC
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO I
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO I
  • HIST CONTEMP DA GUERRA FRIA A NOVA ORDEM
  • HISTORIA DA AMERICA CONTEMPORANEA
  • HIST BRASIL CONTEM: VARGAS ATE GOV ATUAL
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO II
  • GESTAO ESCOLAR
  • TOPICOS ESPECIAIS INTEGRADORES
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO II
  • HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E GERAL
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO III
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • HIST DA AFRICA E DA CULT AFROBR E INDIGE
  • LIBRAS
  • MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMONIO HISTORICO
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO IV

Coordenação

Coord. Prof. Alexandre Claro Mendes

Formação Acadêmica: Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização) em Sociologia, Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2012); Pós-Graduação  Lato-Sensu (Especialização) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Graduação em História pela PUC-SP (1999). Qualificação profissional: Atuação na coordenação de área de História no Ensino Médio e no Ensino Superior; Mais de 15 anos de experiência na área educacional como professor das disciplinas de História, Filosofia e Ética na rede privada no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Pré-Vestibulares, Graduação e Pós-Graduação; Elaboração de material didático e paradidático para o Ensino Fundamental e Médio; Participação em entrevistas feitas no rádio ou na internet debatendo assuntos referentes à História ou Educação.