05/01/2009

Gazeta Mercantil repercute artigo sobre IMS

Gazeta Mercantil repercute artigo sobre IMS

A função social do sistema de educação superior público e privado foi tema de artigo redigido pelo Prof. Dr. Arthur Roquete, atual Presidente do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS/ FMU) e ex-reitor da Unesp, publicado na edição de dois de janeiro da Gazeta Mercantil.
 
No texto, o Prof. ressalta o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo como promotoras do desenvolvimento educacional, tecnológico e cultural, além da própria cidadania. Ele discorre sobre a transição de um papel assistencialista para uma função de fato social, protagonizada pelas universidades públicas, mas que conta hoje com participação crescente das entidades privadas.
 
O atendimento no campo da saúde, a assistência jurídica e a criação de projetos sociais são algumas das iniciativas sociais das IES citadas no artigo. “Uma das iniciativas mais recentes é a implantação do IMS pelo Complexo Educacional FMU, criado para o desenvolvimento e a condução de projetos de saúde coletiva alicerçados numa proposta multidisciplinar que inclui as áreas da saúde, humanas e ciências sociais aplicadas”, conta Roquete. Ele explica ainda, que o Instituto contará também com projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico, à capacitação de recursos humanos e à recuperação de áreas degradadas da cidade de São Paulo.
 
Por fim, o autor aborda a importância das instituições privadas no processo de universalização do ensino superior e, assim, na inclusão social dos brasileiros – inclusive por meio do Prouni.

Leia o artigo na íntegra!


Página atualizada em 05/01/2009 às 14h12