14/05/2008

FMU recepciona estudantes selecionados para convênio com a Polônia

FMU recepciona estudantes selecionados para convênio com a Polônia

A direção da FMU recebeu nesta terça-feira, 13/5, o grupo de 20 alunos que embarca no mês de julho de 2008 para o programa de intercâmbio com a Universidade Pública de Lodz, na Polônia. O programa faz parte do convênio assinado entre a FMU e a Universidade Pública de Lodz, em dezembro de 2004, que promove, anualmente, a ida de alunos brasileiros e a vinda de alunos poloneses para cursos de verão.

Na recepção, o presidente da FMU, Prof. Edevaldo Alves da Silva, desejou boa viagem aos estudantes, ressaltou a importância do convênio. “Representem bem nossa instituição, unindo cada vez mais os dois países”, reforçou, enfatizando o valor de um intercâmbio desse porte na formação do aluno. O intercâmbio de alunos brasileiros e poloneses objetiva proporcionar maior conhecimento econômico, político e cultural dos dois países, assim como sua inserção dentro de blocos como o Mercosul e o Mercado Comum Europeu.

O cônsul geral da Polônia em São Paulo, Marek Krynski, também esteve presente ao encontro. Ele distribuiu material e fez um breve relato sobre a história do país. O cônsul disse que a parceria entre as duas instituições conta com o apoio do governo polonês, assim como o seu apoio pessoal.

O coordenador do Curso de Relações Internacionais, Prof. Manuel Nabais Furriela, também fez questão de ressaltar a importância do convênio, que é único entre as instituições privadas brasileiras. “Não temos conhecimento de nenhum programa desse gênero. Até mesmo alunos de escolas particulares e públicas nos procuram querendo participar, mas esse é um projeto voltado unicamente para estudantes da FMU”, disse o coordenador, agradecendo o investimento da instituição.

Esta será a quarta turma de alunos brasileiros que embarca para a Polônia, desde o ano de 2005. Em janeiro, a FMU recebeu a terceira turma de estudantes poloneses no Brasil.

Universidade de Angers

A reitora da FMU, Dra. Labibi Elias Alves da Silva, aproveitou o encontro para anunciar a expansão do convênio com a Universidade de Angers, na França. A parceria que previa, inicialmente, o intercâmbio de professores, agora terá um programa voltado para alunos das duas instituições, que deve se iniciar já no próximo ano. A reitora informou que o convênio poderá abrigar intercâmbio entre diversos cursos, mas que há um grande interesse na área da gastronomia, já que muitos alunos da FMU têm recebido prêmios internacionais.

Também estiveram presentes ao encontro a Dra. Mônica Serra, assessora pedagógica da FMU e o diretor pedagógico, Dr. Roberto Moreira, que enfatizou que o intercâmbio internacional faz parte da missão da FMU e do projeto pedagógico da instituição, que busca, mais do que o conhecimento específico, dar aos jovens uma sólida formação cultural e humana, despertando no estudante sentimentos de solidariedade e respeito ao próximo.


Página atualizada em 14/05/2008 às 10h30