30/09/2008

FMU inaugura sala “Umberto Luiz D’Urso” para alunos de Direito

Laços de família

FMU inaugura sala “Umberto Luiz D’Urso” para alunos de Direito e celebra união dos Alves da Silva e dos D’Urso


As famílias Alves da Silva e D’Urso sempre foram referência na prática e no ensino acadêmico do Direito. A primeira representada pelo professor Edevaldo Alves da Silva e por sua esposa Dra. Labibi Elias Alves da Silva, fundadores do Grupo FMU. A segunda comandada pelo Dr. Umberto Luiz D’Urso, um dos principais advogados do País, e seguida com altivez por seus filhos Luiz Flávio D’Urso, atual presidente da OAB – SP, e Umberto Luiz Borges D’Urso, presidente do Conselho Penitenciário da OAB – SP, além de seu neto Flávio D’Urso, aluno de Direito da FMU.

A trajetória das duas famílias sempre andou lado a lado. O Dr. Umberto Luiz D’Urso dedicou parte de sua vida no ensino acadêmico do Direito na FMU. Luiz Flávio D’Urso foi aluno da instituição e é atualmente um dos principais docentes da casa. No dia 30 de setembro de 2008, os Alves da Silva e os D’Urso escreveram mais um capítulo dessa história de sucesso.

A família FMU, representada pelo Dr. Edson Elias Alves da Silva, Pró-Reitor de Extensão Comunitária, e o Dr. Eduardo Alves da Silva, Pró-Reitor de Graduação, inaugurou uma sala de aula que leva o nome do patriarca Umberto Luiz D’Urso. A solenidade contou também com as presenças do coordenador do curso de Direito, professor Paulo Hamilton, do Vice-Reitor da FMU, professor Arthur Sperandéo, e de demais autoridades acadêmicas e jurídicas, num total de cerca de 40 pessoas.

“Sinto-me honrado em receber tal homenagem, já que a FMU é uma instituição onde passei muitos momentos felizes de minha vida”, disse o Dr. Umberto Luiz D’Urso. Mas o discurso emocionado ficou por conta de seu filho Luiz Flávio D’Urso, que, com lágrimas nos olhos, contou como seu pai estruturou a família, baseada em ética e preocupação humanística. “Meu pai, antes de ser referência jurídica, sempre foi exemplo de ser humano, e pautou sua vida na dedicação e no comprometimento com os direitos humanos”, comentou. 

“A FMU se sente extremamente honrada e muito agradecida pela grande contribuição acadêmica que toda a família D’Urso prestou e ainda presta para a instituição e para toda a comunidade paulistana”, ressaltou o Dr. Edson Elias Alves da Silva.

Para o professor Paulo Hamilton, coordenador do curso de Direito da FMU, a iniciativa de homenagear a família D’Urso serve para humanizar o Direito. “Quando os alunos entrarem na sala ‘Umberto Luiz D’Urso’, não entrarão em uma mera sala de aula, mas serão suscitados a compreender a história por trás do nome”, comentou o coordenador. “O Direito, na verdade, é uma ciência humana e, por isso, devemos manter a história viva, para que se perpetue na cabeça dos jovens alunos”, concluiu.


Página atualizada em 30/09/2008 às 15h05