22/01/2008

Estudantes de convênio FMU – Universidade Pública de Lodz são recebidos pelo prefeito Gilberto Kassab

Estudantes de convênio FMU – Universidade Pública de Lodz
são recebidos pelo prefeito Gilberto Kassab

 
 

Os alunos participantes do intercâmbio FMU – Universidade Pública de Lodz (Polônia) foram recebidos pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na quinta-feira (17/1). O prefeito, acompanhado pelo secretário de Relações Internacionais, Alfredo Cotait Neto, respondeu perguntas sobre a cidade de São Paulo.
     
Gilberto Kassab destacou a inserção da cidade dentro da economia mundial e a convivência pacífica das diversas etnias presentes em São Paulo. Assim, enfatizou o valor da iniciativa da FMU de promover intercâmbio internacional de estudantes. “É muito importante, numa cidade globalizada como São Paulo, incentivarmos as faculdades a promover esse intercâmbio, seja para receber esses jovens, seja para estimular os nossos estudantes a visitar outros países. E a Prefeitura de São Paulo não poderia deixar de fazer a sua parte, recebendo os alunos e fazendo com que eles tenham a oportunidade de, nessa visita, conhecer melhor a cidade de São Paulo”, justificou o prefeito.

 O secretário Alfredo Cotait Neto também comentou as razões que fazem do intercâmbio uma necessidade cada vez mais crescente na formação dos jovens. “Agora, não basta o jovem ser educado para um mercado de trabalho no Brasil, um mercado de trabalho interno. O mundo está globalizado e o mercado passou a ser mundial. Um dado divulgado na última reunião das Nações Unidos aponta que, em 2020, nós seremos dois bilhões de consumidores. Se não prepararmos os nossos jovens e as nossas empresas para participar desse mercado, nós não sobreviveremos”.  Por isso, o secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo destacou a filosofia da FMU de buscar e apoiar atividades desse porte, buscando o aperfeiçoamento e a melhor formação de seus alunos.

Os estudantes visitaram a sede da Prefeitura acompanhados pelos professores Manuel Nabais de Furriela, coordenador do Curso de Relações Internacionais, Roberto Moreira, diretor pedagógico, Paulo Hamilton Siqueira Júnior e Paulo Casseb, coordenador e professor, respectivamente, do Curso de Direito.


O convênio

O convênio assinado entre a FMU e a Universidade Pública de Lodz, em dezembro de 2004, ocorreu logo após o ingresso da Polônia na União Européia. O objetivo é que o intercâmbio de poloneses e brasileiros possibilite um maior conhecimento econômico, político e cultural dos dois países, assim como sua inserção dentro de blocos como o Mercosul e o Mercado Comum Europeu.

Esta é a terceira turma de estudantes poloneses no Brasil. Desta vez, vieram acompanhados por dois alunos lituanos, dois equatorianos e um norte-americano. Três turmas de alunos da FMU também já estiveram na Polônia para cursos de verão, desde 2005.


Página atualizada em 22/01/2008 às 8h28