Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

3 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Nutrição Clínica Funcional

Sobre o curso

O Curso de Nutrição Clínica Funcional oferece as ferramentas necessárias para que os alunos estejam aptos a atuar na terapia nutricional, atendendo a todo tipo de clientela. A especialização visa também capacitar os profissionais para o diagnóstico e a intervenção nas mais diversas situações clínicas, com ênfase na promoção da saúde e da qualidade de vida, considerando as políticas de segurança do paciente, utilização de novas tecnologias, desenvolvimento de valores humanos e éticos multiprofissionais, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais.

Habilidades adquiridas

>
Desenvolver programas de atendimento nutricional ao paciente de tratamentos estéticos, identificando as alterações fisiopatológicas do processo de cicatrização e reparo tecidual, associando os diferentes recursos e visando benefício clínico do paciente com atuação interprofissional;
>
Elaborar a prescrição nutricional, baseada nos princípios da Nutrição funcional, com foco na modulação dos desequilíbrios orgânicos, no intuito de promover um atendimento diferenciado, priorizando a qualidade de vida do paciente e a reversão de alterações clínicas e nutricionais;
>
Atualização, capacitação e desenvolvimento de pesquisa científica, visando a qualificação de profissionais para a atividade docente no nível superior.

Carreira e mercado de trabalho

O curso Nutrição Clínica Funcional proporciona ao nutricionista qualificar, ampliar e aperfeiçoar o trabalho focando não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também na avaliação do estado e das necessidades nutricionais e comportamentais do paciente/cliente, elaborando o diagnóstico nutricional, nas diferentes condições de gênero, idade, atividade, aspectos fisiológicos e patológicos. Desenvolver o planejamento dietético, com responsabilidade e profissionalismo, considerando a composição, as propriedades, as transformações e o aproveitamento do alimento pelo organismo humano.

Áreas de atuação

Diferenciais

Disponibilizamos uma estrutura completa de laboratórios de simulação realística, salas específicas, além de professores altamente qualificados, com ampla experiência na vivência com clientes, onde será possível desenvolver competências dos especialistas, com vistas ao seu desenvolvimento profissional.

O curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o sucesso profissional como liderança, empreendedorismo, gestão e avaliação do estado e das necessidades nutricionais e comportamentais do paciente/cliente, elaborando o diagnóstico nutricional nas diferentes condições de saúde.

O mercado de trabalho para o aluno do curso de Nutrição Clínica Funcional é repleto de novidades e qualidade, com foco na modulação dos desequilíbrios orgânicos, no intuito de promover um atendimento diferenciado, priorizando a qualidade de vida do paciente e a reversão de alterações clínicas e nutricionais.

Matriz curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Saúde Baseada em Evidência
Endócrino e modulação hormonal
Metabolismo energético
Nutrigenômica e Nutrigenética
Avaliação Antropométrica e da composição corporal
Avaliação do Exame físico e laboratorial
Desordens estéticas
Prescrição e suplementação em estética
Estresse oxidativo e destoxificação
Disbiose e Doenças gastrointestinais
Nutrição funcional nos distúrbios orgânicos I
Nutrição funcional nos distúrbios orgânicos II
Práticas em Nutrição Funcional
Projeto de Experiência

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Profa. Carolina do Rocio Klomfahs

Profa. Carolina do Rocio Klomfahs

Graduada em psicologia- CRP-06/6130 pela UMESP - SP, mestre em Psicologia da Saúde com concentração em Psicologia Social das comunidades e instituições, atuou na área de Recursos Humanos por 23 anos em empresas do ABC Paulista. Foi Diretora Técnica da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, autarquia de proteção integral à vulnerabilidade de crianças e adolescentes. É professora universitária desde 1986, tendo atuado como coordenadora do serviço escolar da clínica de psicologia da FMU, atualmente coordena os cursos de Pós Graduação na Área da Saúde - ciências biológicas.