Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

3 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial - EAD

Sobre o curso

O curso aborda políticas e programas de prevenção e preservação nos meios de trabalho, focando na manutenção predial e industrial, promovendo ações para diminuir as estatísticas de não conformidades na área. A formatação da especialização está centrada na visão multidisciplinar nos diversos segmentos e campos de conhecimento concernentes ao tema manutenção.

Habilidades adquiridas

>
Avaliação e definição da melhor forma de utilização dos recursos humanos nos processos gerenciais quanto à manutenção preventiva, corretiva e preditiva;
>
Análise e antecipação das situações de risco à segurança, higiene, saúde do trabalho e do meio na manutenção predial e industrial;
>
Elaboração de processos de melhoria das atividades de manutenção.

Carreira e mercado de trabalho

As atividades profissionais atinentes à manutenção encontram-se valorizadas no mercado. O curso foi concebido para satisfazer as necessidades de profissionais que, após terem finalizado a graduação em diferentes áreas, desejam completar seus conhecimentos na área específica da gestão da manutenção predial e industrial.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 5.431

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 7.095

Áreas de atuação

Construção civil;<br />

Construção civil;

Consultoria.<br />

Consultoria.

Diferenciais

Professores orientados por uma visão aplicada quanto aos conteúdos, sendo altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho. A pós-graduação oferece um conjunto de disciplinas que possibilita compreender os aspectos físico e humano envolvidos na gestão da manutenção.

Temos um prédio dedicado ao aluno de pós-graduação, com localização muito próxima à estação de metrô.

Durante o curso, de forma multidisciplinar, os alunos trabalham com diferentes ferramentas para interpretar as necessidades de clientes públicos e privados, negociar projetos de manutenção, realizar estudos dos ambientes, analisar materiais e tecnologias. O curso propicia a atuação nos segmentos da construção civil, da indústria de transformação e de serviços. O egresso poderá atuar também como consultor no desenvolvimento de procedimentos gerenciais de manutenção e no suporte a projetos.

Matriz curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para a Inovação
Projeto de Experiência
Gerenciamento de compras, suprimentos e estoque
Gerenciamento do ciclo de vida de produto
Indicadores de Confiabilidade
Métodos de Avaliações em Máquinas e Equipamentos
Inspeção predial das instalações
Segurança do trabalho em manutenção
Gestão de ativos
Auditoria em sistemas de Gestão
Estratégias na Gestão da Manutenção
Planejamento de Manutenção
Gestão de Projetos e Processos
Gerenciamento de equipes de manutenção
Gestão de Problemas e conflitos

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Fernando Duque Barros

Prof. Fernando Duque Barros

Atua há 25 anos como engenheiro industrial e docente nas áreas de Tecnologia, Química, Educação e Segurança do Trabalho. Realiza projetos nas áreas de Petroquímica, Logística Industrial, Química Industrial, Química Fina e Segurança do Trabalho. Coordena a Pós-graduação em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação desde 2015 no complexo FMU. Possui Graduação em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1993), Especialização Lato Sensu em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) (1995), Especialização Lato Sensu em Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores de Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2001), Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes (Faban) (2011), Especialização Lato Sensu e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) (2013) e Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007).