WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

12 meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de especialização em Práticas de Consumo e Mídias Sociais insere-se em um contexto de crescente importância das plataformas digitais para comunicação de marcas e práticas de consumo, exigindo profissionais capazes de planejar processos comunicacionais a partir das práticas de consumo nas mídias sociais.

Com base numa abordagem contemporânea sobre consumo e mídias sociais, o curso envolve módulos sobre métricas e monitoramento em mídias sociais, incluindo etnografia digital, análise de redes e estratégias de monitoramento e engajamento em mídias sociais, e sobre comunicação e práticas de consumo, incluindo tendências de consumo e comportamento do consumidor em mídias sociais.

O diferencial da especialização em Práticas de Consumo e Mídias Sociais é um olhar interdisciplinar com foco em dados para gestão de processos comunicacionais envolvendo práticas de consumo nas mídias sociais.

Habilidades adquiridas

>
Formar profissionais para gerir processos comunicacionais a partir das práticas de consumo em mídias sociais.
>
Desenvolver profissionais com foco em análise estratégica de tendências e práticas de consumo e suas articulações comunicacionais nas mídias sociais;
>
Capacitar profissionais para implementar soluções de comunicação a partir de ferramentas e técnicas de monitoramento de mídias sociais;
>
Propiciar o desenvolvimento de profissionais com foco em aplicação de metodologias de análise do comportamento do consumidor em plataformas digitais.

Carreira e mercado de trabalho

No mercado de trabalho o comunicador social atua em meios de comunicação de massa, em editoras de revistas, sites e portais de conteúdo e nos diversos tipos de mídia, além de poderem atuar na comunicação corporativa, em organizações privadas, públicas ou do terceiro setor.

Áreas de atuação

Previsão de tendências de mercado.

Previsão de tendências de mercado.

Empreendedorismo em comunicação.

Empreendedorismo em comunicação.

Planejamento, execução e gerenciamento nas áreas da comunicação.

Planejamento, execução e gerenciamento nas áreas da comunicação.

Inovação em comunicação.

Inovação em comunicação.

Diferenciais

Gestão da comunicação digital e práticas de consumo:

Gestão da comunicação digital e práticas de consumo:

Planejar a comunicação em mídias sociais a partir da investigação de práticas de consumo.

Previsão de tendências de consumo:

Previsão de tendências de consumo:

Analisar estrategicamente tendências de consumo e suas articulações comunicacionais nas mídias sociais.

Análise de comportamento do consumidor:

Análise de comportamento do consumidor:

Desenvolver metodologias de análise de comportamento do consumidor.

Monitoramento de mídias sociais:

Monitoramento de mídias sociais:

Implementar soluções a partir de ferramentas e técnicas de monitoramento e métricas de mídias sociais.

Aplicação de metodologias de pesquisa para redes digitais:

Aplicação de metodologias de pesquisa para redes digitais:

Analisar e aplicar metodologias de pesquisa para redes sociais digitais.

Matriz curricular

Análise e resolução de problemas profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência
Tendências do Mercado de Trabalho em Comunicação
Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
Comunicação e Inovação
Antropologia e Etnografia do Consumo
Neurociência e Consumo
Comunicação e Comportamento do Consumidor
Tendências do Consumo e Estratégias Comunicacionais
Semiótica da Marca e do Consumo
Métricas e Métodos Digitais
Análise de Redes em Mídias Sociais
Etnografia Digital
Monitoramento e Engajamento em Mídias Sociais
Mensuração de Resultados em Mídias Sociais

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Dr. Carlos Eduardo Dezan Scopinho

Prof. Dr. Carlos Eduardo Dezan Scopinho

Carlos Eduardo Dezan Scopinho possui Doutorado em Design, Mestrado em I. Comunicação II. Têxtil e Moda, Especialização em Administração de Marketing e Graduação em Publicidade e Propaganda.