Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

3 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial, Semipresencial e EAD

Sobre o curso

A Especialização em Docência do Ensino Superior aprofunda a formação docente a partir da reflexão crítica sobre os desafios da educação brasileira, principalmente nas atividades interdisciplinares no exercício da profissão. Com um enfoque dialógico, a especialização procura discutir em seus encontros os mais variados aspectos que significam a ação docente no Ensino Superior. São debatidas ainda as abordagens didáticas para o trabalho dos professores universitários, os fundamentos e a evolução do Ensino Superior brasileiro e as questões relacionadas à pesquisa científica no campo dos profissionais docentes.

Habilidades adquiridas

>
Analisar propostas curriculares, metodológicas e avaliativas, articulando com o contexto educacional, e implementando-as de forma efetiva;
>
Utilizar estratégias de aprendizagem e de avaliação inovadoras, para diferentes níveis cognitivos e modalidades de ensino, considerando os elementos da didática;
>
Utilizar as tecnologias educacionais nos processos didático-pedagógicos oportunizando aprendizagens significativas e acompanhando as inovações;
>
Promover a inclusão do educando com necessidades físicas, cognitivas e afetivas nas relações individuais e coletivas do contexto educacional, além das demais diversidades existentes em nossa sociedade.

Carreira e mercado de trabalho

O curso atende a uma demanda crescente por profissionais interessados em atuar em Instituições de Ensino Superior (IES) ou que procuram aperfeiçoar questões ligadas à didática de ensino.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.600

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 6.455

Áreas de atuação

Escolas

Escolas

Faculdades

Faculdades

Universidades

Universidades

Diferenciais

Temos um prédio dedicado ao aluno de pós-graduação, com localização muito próxima à estação de metrô.

Professores orientados por uma visão aplicada quanto aos conteúdos, sendo altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho. A pós-graduação oferece um conjunto de disciplinas que possibilita compreender os aspectos físico e humano envolvidos na sua área de atuação.

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o sucesso profissional. Para isso, contamos com diversas metodologias ativas, além de troca de experiências entre alunos e professores.

O mercado de trabalho tem mais oportunidades para aquele que tem como valor a inovação. Com esta especialização, o elemento inovador contribui para que o profissional atue em diversas segmentações, de uma forma competitiva, mas com base na ética, contribuindo com novas ideias, com uma nova forma de pensar e atendendo as demandas exigidas.

Matriz curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência (módulo optativo a ser selecionado pelo estudante)
Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos
Inovação e Educação
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Ação Docente e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Didática e Contemporaneidade I: perspectiva teóricas e metodológicas
Didática e Contemporaneidade II: experiências pedagógicas
Currículo e Interdisciplinaridade
Organização da ação pedagógica
Concepções e Práticas Pedagógicas
Gamificação na Educação
Ensino, Pesquisa e Extensão
Comunicação Oral e Docência do Ensino Superior
Políticas Públicas na Educação Básica e Superior

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

 Prof. Sandro José da Silva Leite

Prof. Sandro José da Silva Leite

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2001), Especialização em Arteterapia (2002), Mestre e Doutor em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP (2012, 2019). Tem experiência na área de Artes, Arte-educação e Arteterapia. Docente em cursos de graduação (Artes Visuais, Fotografia e Musicoterapia) e Pós-graduação (Arteterapia e Musicoterapia). Idealizador e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia Analítica e Coordenador dos cursos de Pós-graduação em Educação ambos pela FMU.