Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

2 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Sobre o curso

A Especialização em Direito Penal e Processo Penal está adequada às demandas que o mercado profissional da advocacia requer, principalmente levando em conta as atuais tecnologias da informação, apresentando um formato dinâmico que une, a um só tempo, teoria e prática em perfeita harmonia tornando-o adequado à finalidade de sua proposta pedagógica, que preza pela formação em caráter de excelência e atualizada aos profissionais da área jurídica.
Este curso também oferece, mediante a união da teoria e da prática, subsídios para a análise da legislação, da doutrina e da jurisprudência, promovendo o desenvolvimento do raciocínio crítico e o aprofundamento nos mais variados temas relativos à área. O conhecimento interdisciplinar com outros ramos jurídicos como o de Direitos Humanos, Práticas Colaborativas e resoluções para os problemas profissionais faz parte do desenvolvimento dessa Especialização.

Habilidades adquiridas

>
Atualização nos diversos aspectos da legislação vigente;
>
Aos conhecimentos nas áreas das ciências penais e processuais penais;
>
Ao desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando a adoção de um posicionamento crítico frente ao conteúdo da matéria ministrada;
>
Atualização doutrinária e jurisprudencial quanto aos tópicos abordados no conteúdo programático.

Carreira e mercado de trabalho

O profissional que se especializa nesta área pode atuar judicialmente e extrajudicialmente em causas criminais colaborando, representando ou, sendo advogado, interferindo diretamente no processo judicial. Elaborar recursos específicos da área criminal-revogação ou relaxamento de prisão, habeas corpus, liberdade provisória e revisão criminal. Acompanhar pessoalmente as causas criminais: acompanha o cliente em depoimentos e na reconstituição do crime, entre outras atividades
Para se destacar na área, o profissional precisa ter algumas características pessoais. Além do comprometimento, necessário para qualquer carreira, o profissional da área jurídica precisa estar muito concentrado, ter grande interesse por pesquisa e ter o pleno desenvolvimento na comunicação escrita e oral.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 10.000

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 20.000

Áreas de atuação

Órgãos Públicos;<br />

Órgãos Públicos;

Delegaciais;<br />

Delegaciais;

Escritórios de Advocacia;<br />

Escritórios de Advocacia;

Empreendedor.<br />

Empreendedor.

Diferenciais

Ementário prático, com base teórica, para o aperfeiçoamento do profissional que atua nesta área.

O mercado de trabalho tem mais oportunidades para aquele que tem como valor a inovação. Com esta especialização, o elemento inovador contribui para que o profissional atue em diversas segmentações, de uma forma competitiva, mas com base na ética, contribuindo com novas ideias, com uma nova forma de pensar e atendendo as demandas exigidas.

Este curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o seu sucesso profissional, agregando inclusive competências de aperfeiçoamento como na linguagem, na ética profissional, na postura preventiva e conciliadora. Para isso, aplicaram-se metodologias ativas diversas, além da troca de experiências com os alunos dos outros cursos.

Matriz curricular

Direitos Humanos
Práticas Colaborativas
Ações Constitucionais
Teoria Geral do Direito Penal
Culpabilidade, concurso de agentes e punibilidade
Crimes contra a Pessoa
Crimes Patrimoniais
Direito Penal Especial
Teoria Geral do Processo Penal
Processo Penal Constitucional
Fase investigatória e Processo Penal
Medidas Cautelares e Procedimentos Criminais
Nulidades e Recursos

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Indira Chelini e Silva Pietoso

Indira Chelini e Silva Pietoso

Mestre em Direito pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autora de livro e artigos jurídicos. Professora Universitária do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito do Centro Universitários das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU. Professora dos Cursos de Pós-Graduação da ESA - Escola Superior de Advocacia. Professora Convidada dos Cursos de Pós-Graduação do Mackenzie. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. Advogada.