WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

12 meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de especialização em Comunicação nas Organizações insere-se em um contexto de sociedade midiatizada e digitalizada, em que a comunicação possui um crescente papel estratégico nas diferentes organizações: empresas, setor público, organizações sem fins lucrativos, entre outras instituições. A partir de uma abordagem contemporânea sobre a comunicação em contextos organizacionais, o curso envolve módulos sobre processos comunicacionais nas organizações, incluindo relações públicas digitais e narrativas organizacionais, e sobre a gestão da comunicação organizacional, incluindo gestão de riscos e crises, sustentabilidade, ética e compliance. Além disso, há interfaces da comunicação organizacional com inovação e empreendedorismo.

Organizações de todos os tipos necessitam de profissionais de comunicação com domínio de técnicas, métodos e teorias contemporâneas sobre relações de comunicação nas organizações e no mundo do trabalho, com um olhar focado na resolução de problemas.

O diferencial da especialização em Comunicação nas Organizações é um olhar contemporâneo e que recobre as complexidades das distintas organizações em uma sociedade digitalizada, de modo a propiciar a execução de projetos práticos de comunicação nas organizações.

Habilidades adquiridas

>
Formar profissionais capazes de planejar e gerir processos comunicacionais em organizações.
>
Desenvolver profissionais com competência analítica em relação a práticas comunicacionais internas e externas às organizações, considerando a sociedade digitalizada.
>
Capacitar profissionais para desenvolver estratégias de gestão organizacional.
>
Propiciar o desenvolvimento de profissionais com foco em resolução de conflitos e crises organizacionais a partir de atuação ética e crítica.

Carreira e mercado de trabalho

O profissional de Comunicação nas Organizações cuida do planejamento e da gestão da comunicação em uma empresa, pública, privada ou do terceiro setor. Cabe a ele executar ações de interação entre a organização e seus diversos públicos – consumidores, clientes e funcionários.

Áreas de atuação

Organizações privadas

Organizações privadas

Organizações públicas

Organizações públicas

Organização do terceiro setor

Organização do terceiro setor

Diferenciais

Gestão de processos comunicacionais em organizações:

Gestão de processos comunicacionais em organizações:

Planejar e gerir processos comunicacionais em organizações.

Comunicação interna e externa às organizações:

Comunicação interna e externa às organizações:

Analisar práticas comunicativas internas e externas às organizações considerando a sociedade digitalizada.

Avaliação de resultados de comunicação em organizações:

Avaliação de resultados de comunicação em organizações:

Avaliar e mensurar resultados em comunicação nas organizações.

Estratégias de gestão em organizações:

Estratégias de gestão em organizações:

Desenvolver estratégias de gestão organizacional.

Resolução de crises organizacionais:

Resolução de crises organizacionais:

Resolver conflitos e crises organizacionais a partir de atuação ética e crítica.

Matriz curricular

Análise e resolução de problemas profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência
Tendências do Mercado de Trabalho em Comunicação
Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
Comunicação e Inovação
Relações Públicas Digitais
Planejamento Estratégico da Comunicação Integrada
Reputação e Imagem Organizacional
Narrativas Organizacionais
Diagnóstico e Mensuração da Comunicação nas Organizações
Cultura Organizacional e Gestão Corporativa
Gestão de Crises e Riscos em Comunicação
Ética e Compliance nas Organizações
Comunicação e Sustentabilidade nas Organizações
Relacionamento Estratégico com Públicos de Interesse

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Dr. Carlos Eduardo Dezan Scopinho

Prof. Dr. Carlos Eduardo Dezan Scopinho

Carlos Eduardo Dezan Scopinho possui Doutorado em Design, Mestrado em I. Comunicação II. Têxtil e Moda, Especialização em Administração de Marketing e Graduação em Publicidade e Propaganda.