WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Sobre o curso

O curso de Comunicação e Marketing foi desenvolvido com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuarem de forma empreendedora e gerenciarem o processo de comunicação empresarial – aplicado às organizações de primeiro, segundo e terceiro setor. Identificar oportunidades de mercado; desenvolver mecanismos para satisfazê-las; cuidar do posicionamento e da imagem organizacional são algumas das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional de Comunicação. Para tanto, as disciplinas que compõem a matriz curricular foram cuidadosamente elaboradas por mestres e doutores com ampla experiência teórica e prática em suas áreas de atuação. Dessa forma, além dos conteúdos legalmente exigidos para uma capacitação de excelência, são apresentados para os estudantes temas atuais do marketing e da comunicação.

Habilidades adquiridas

>
Atuar nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, execução e avaliação de planejamentos de Comunicação e Marketing.
>
Gerenciamento de sistemas de informação em marketing.
>
Interagir com Agências de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Assessorias de Imprensa.
>
Identificar as tendências de consumo relacionadas ao mercado.

Carreira e mercado de trabalho

Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado no Curso de Comunicação e Marketing amplia o seu campo de trabalho. Ele pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de Organizações privadas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor, assim como em agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação e em Institutos de Pesquisa.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 4.711,01

Áreas de atuação

 Pode atuar nos setores público e privado, através de empresas: clientes-anunciantes, agências de Comunicação, agências de Propaganda, assessoria de Comunicação, institutos de pesquisa, agências promocionais, agências de marketing digital, dentre outros.<br />

Pode atuar nos setores público e privado, através de empresas: clientes-anunciantes, agências de Comunicação, agências de Propaganda, assessoria de Comunicação, institutos de pesquisa, agências promocionais, agências de marketing digital, dentre outros.

Diferenciais

Estilo inovador

Estilo inovador

Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado no Curso de Comunicação e Marketing amplia o seu campo de trabalho. Ele pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de Organizações privadas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor, assim como em agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação e em Institutos de Pesquisa.

Corpo docente

Corpo docente

O FIAM-FAAM conta com um excelente corpo docente, formado, em sua grande maioria, por professores titulados mestres e doutores. Você será orientado por profissionais experientes e atuantes no mercado de trabalho, que estão dispostos a transmitir não apenas o conhecimento técnico e teórico, mas também suas experiências profissionais de sucesso.

Infraestrutura completa

Infraestrutura completa

O curso conta com laboratórios específicos e espaços de práticas profissionais como a Agência Integrada de Comunicação – AICOM, onde os alunos podem criar campanhas e projetos de Comunicação e Marketing para toda comunidade acadêmica e externa. Além disso, o FIAM-FAAM dispõe da TV Web e da Rádio Web, canais que permitem que os alunos produzam conteúdo para a transmissão de uma programação específica. Assim, você será preparado para os reais desafios da profissão.

Matriz curricular

Antropologia e cultura brasileira
Arte, cultura e estética
Atividades complementares
Canais de distribuição
Comportamento do consumidor
Comunicação
Comunicação integrada
Comunicação visual
Cultura digital
Desafios contemporâneos
Desenvolvimento de produtos
Desenvolvimento humano e social
Empreendedorismo
Estágio supervisionado em comunicação e marketing
Estatística descritiva
Ética na comunicação
Fotografia
Fundamentos da administração
Fundamentos de marketing
Gestão de eventos
Gestão de marcas
Gestão de pessoas
Introdução à publicidade e propaganda
Liderança, cultura e comportamento organizacional
Marketing de serviços
Marketing digital
Métodos de preço, custos e custeio
Métricas e avaliação de resultados
Mídia
Optativa
Pesquisa de mercado
Planejamento de marketing e comunicação
Promoção de vendas e merchandising
Teorias da comunicação

 

Este curso possui pré-aula e/ou pós-aula, consulte para mais informações.

COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO
FOTOGRAFIA
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
CULTURA DIGITAL
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM COMUNICAÇÃO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
PESQUISA DE MERCADO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
BRANDING
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO II
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
OPTATIVA
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
MÉTRICAS MIDIÁTICAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
MÉTODOS DE PREÇO, CUSTOS E CUSTEIO
GESTÃO DE EVENTOS
EMPREENDEDORISMO
PROJETO EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO E MARKETING I
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMUNICAÇÃO E MARKETING
PROJETO EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO E MARKETING II

Disciplinas
34
Disciplinas

Horas de aula
2.702
Horas de aula

Coordenação

Profa. Tereza Elisabete Imperiale

Profa. Tereza Elisabete Imperiale

A Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Tereza Elisabete Imperiale e, possui graduação em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996), especialização em Marketing e Propaganda pela USJT (2001), especialização em Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva pela FAMEESP (2020) e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2006).
Atualmente é aluna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Psicologia e Criminologia”. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de campanha, marketing, segmentação de mercado, comportamento do consumidor e mídias digitais. Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso desde 2002, quando entrou para a docência. Atua, também, na docência de pós-graduação EAD desde 2016. Possui experiência no processo ENADE. Compõem o Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis), atuando como avaliadora de cursos presenciais e EaD desde 2018 e, desde abril de 2022, também como avaliadora Institucional. Parecerista do Guia do Estudante desde 2018.