Curso de Nutrição da FMU distribui saúde com ótimos resultados
Na última Ação da Saúde, que aconteceu no vão livre do MASP, o curso de Nutrição participou oferecendo orientação nutricional. E, em 2007, a linhaça, semente famosa por conter propriedades benéficas ao organismo, foi a grande estrela do stand. A professora Bernadete Azevedo, coordenadora do curso de Nutrição, conta que graças a uma doação os universitários puderam distribuir amostras e informar a população sobre as vantagens do consumo.
Quando o professor Álvaro visitou o stand do curso de Biomedicina tomou o susto com o resultado do exame que apontava a alta do LDL em seu sangue. Em seguida, se dirigiu ao espaço onde o curso de Nutrição estava atendendo. Lá, recebeu instruções diretamente de Bernadete: "Pedi para que ele moderasse o consumo de chocolate, aumentasse a ingestão de fibras e usasse linhaça todos os dias". O professor seguiu as orientações à risca e os resultados vieram progressivamente. "Fiz o exame mais uma vez e constatei que o mau colesterol (LDL) havia diminuído e o bom colesterol (HDL) havia aumentado. Ao repetir o exame pela terceira vez, descobri que tudo estava normalizado."
A vitória de Álvaro é comemorada por todos os alunos do curso de Nutrição, especialmente pela coordenadora. "Para uma boa alimentação, não é necessário um alto custo, nem mesmo mudanças radicais como cortar alimentos. O importante é a adequação à realidade de cada um. A fonte mais importante de Ômega 3 é o peixe, mas infelizmente é mais difícil de ser consumido com frequência pelos brasileiros.Queríamos mostrar a facilidade de acesso à linhaça pelo seu baixo custo assim como sua inclusão no dia a dia", afirma. A dificuldade de monitorar os resultados de um trabalho como o que foi realizado na Ação da Saúde engrandece a descoberta do caso do professor, que ainda ressalta: "A melhor parte é que cheguei a esse resultado sem recorrer a nenhum remédio". Prova de que atitudes simples podem promover grandes transformações.
No related posts.
Página atualizada em 07/03/2008 às 11h30