26/05/2008

Cônsul da Índia destaca pontos comuns com o Brasil em palestra na FMU

Cônsul da Índia destaca pontos comuns com o Brasil em palestra na FMU

 
O cônsul da Índia em São Paulo, Dr. Rajeev Kumar, proferiu palestra para os alunos do Curso de Relações Internacionais da FMU. Com o tema “Relações bilaterais Índia-Brasil", o cônsul destacou os aspectos que considera comuns aos dois países: a visão de mundo compartilhada, os desafios comuns de desenvolvimento, as economias em crescimento, o fato de serem duas grandes democracias e potências regionais, além de grandes fontes de recursos naturais.  

O Dr. Kumar destacou o interesse das duas nações da participação de países em desenvolvimento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, na condição de membros permanentes, ressaltando que “a filosofia preponderante para ambos é que o CSNU deve ser mais democrático, legítimo e representativo”.   

Reforçou também o interesse dos dois países para que a “dimensão do desenvolvimento” seja incorporada ao processo de negociação comercial, envidando “esforços para se eliminar distorções e subsídios no comércio agrícola internacional e preservar a segurança alimentar, o desenvolvimento rural e a discussão sobre as condições de vida das populações rurais de países em desenvolvimento”.   

O palestrante apontou para o fato de que tanto Brasil quanto Índia acreditam que a “solução para o problema da mudança climática não pode estar na perpetuação da pobreza nos países em desenvolvimento e sentem também que o problema é resultado da produção insustentável e dos padrões de consumo do mundo desenvolvido”. Assim, destacou a luta das duas nações pelo maior compartilhamento de fontes de energia limpa e renovável na matriz global, eficiência energética e segurança energética.  

“Ambos os países consideram o desenvolvimento um direito fundamental e uma ferramenta importante para a erradicação da pobreza, fomentando a paz, a estabilidade e a segurança a todas as nações”, destacou o cônsul da Índia, informando sobre as parcerias entre os dois países e a África do Sul. Ele enfatizou o comprometimento e as ferramentas do que chamou de “diplomacia da transformação”, que busca trazer crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, redução da pobreza e prosperidade regional nas vastas regiões da América Latina, África e Ásia. 

O cônsul ainda lembrou os acontecimentos e as visitas recentes entre os dois países, mostrando que o caminho e o objetivo dos dois países estão muito próximos.

Ao final do evento, alunos e professores presentes receberam um exemplar da publicação “Índia: fazendo negócios com a Índia”.


Página atualizada em 26/05/2008 às 10h41