24/08/2007

Concurso de Arquitetura ambienta campus de Música da FIAM FAAM.

CONCURSO DE ARQUITETURA AMBIENTA CAMPUS DE MÚSICA UniFIAM FAAM

Objeto: Seleção da melhor solução arquitetônica para o projeto do Campus do Curso de Música do UniFIAMFAAM – Centro Universitário.

REGULAMENTO:

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
a) O objeto deste Concurso, a se realizar em uma única etapa, é selecionar o melhor Plano diretor de requalificação para o Campus do Curso de Música, de acordo com as condições estabelecidas neste Regulamento.

2. DOS ESTUDOS PRELIMINARES
a) Os projetos deverão atender o programa arquitetônico proposto para as instalações já existentes à Rua Beneficência Portuguesa, 29, Centro.
Os participantes têm total liberdade para propor transformações e adaptações, desde que também respeitem as Normas Técnicas (em especial a NB 9050) e possibilitem a realização do projeto. A proposta deve prever além de diretrizes para os espaços internos, propostas para as áreas externas de lazer e estar.

b) Escopo do Trabalho: o Curso de Música funciona num edifício do início do século passado e foi adaptado às atividades acadêmicas sem um projeto arquitetônico que pudesse organizar a ocupação dos ambientes. Os participantes devem sugerir propostas para nova ambientação dos espaços incluindo:
•Diagnóstico das patologias do edifício (infiltrações, elementos com problemas, oxidações, pinturas inadequadas, trincas, etc)
•Diretrizes para reformas físicas que se fizerem necessárias;
•Eleição de materiais de revestimento e acabamento, cores, luminárias, etc que reforcem o caráter acadêmico e musical dos mesmos (para os espaços internos e externos) e sejam adequados às atividades desenvolvidas respeitando as necessidades acústicas, térmicas e de ventilação;
•Apresentação de soluções de layout para todos os espaços e propostas arquitetônicas que permitam o pleno funcionamento do curso atendendo às necessidades específicas de cada atividade, instrumento e dinâmica de aula;
•Sugestões de mobiliário;

c) Os participantes deverão representar a proposta em nível de estudo preliminar, proporcionando a sua compreensão por parte da Comissão Julgadora,devendo também conter as justificativas do partido arquitetônico, bem como as definições quanto às diretrizes de ambientação adotadas.

3. DA PARTICIPAÇÃO
a) Poderão participar deste Concurso, alunos do CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, do 1° ao 10° semestre, individualmente ou em dupla.

b) Os participantes deverão realizar visita ao local e obter carimbo da Secretaria do Curso de Música na ficha de inscrição. Recomenda-se uma visita durante o horário matutino quando acontecem as aulas e também no horário vespertino para levantamento fotográfico e diagnóstico dos problemas.

c) São considerados FINALISTAS do Concurso os três estudos preliminares concorrentes classificados pela ordem estabelecida por parte da Comissão Julgadora.

4. DAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO
a) Os estudos preliminares deverão ser apresentados em pranchas A2, máximo 6 (seis) contendo plantas, cortes, elevações e perspectivas, diagnóstico e texto contendo as diretrizes do projeto bem como a conceituação geral do projeto de requalificação, devendo ser numeradas na forma seqüencial.

b)Visando a possibilidade de divulgação e publicação dos estudos preliminares, deverá ser enviado CD-ROM devidamente embalado, sem identificação, contendo os arquivos eletrônicos, separados em pastas individuais, com os conteúdos a seguir:

5. DA ENTREGA DOS TRABALHOS
Só serão aceitos aqueles entregues impreterivelmente até às 20h do dia  24 de setembro de 2007.

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Serão divulgados os resultados no dia 27 de setembro de 2007.

7. DAS PREMIAÇÕES
Aos autores classificados, serão conferidos  certificados de premiação e os seguintes prêmios, de conformidade com o estabelecido na Ata final do Concurso:

1º.Colocado: Uma bolsa de estudos para a graduação de 100%  para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2007 ou 50% para cada membro de dupla.

2º.Colocado: Livro El Croquis nº 98 de 1999. Rafael Moneo 1995- 2000.

3º.Colocado: Livro Renzo Piano Building Workshop, V.4 Complete Works, Phaidon.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Os Direitos Autorais sobre as soluções apresentadas obedecerão ao disposto no artigo 111 da Lei 8666/93.

b) As visitas ao campus deverão ser previamente agendadas na coordenação do Curso de Música. Informações adicionais a respeito do funcionamento do curso e laboratórios específicos poderão ser obtidas durante as visitas, além das contidas neste  regulamento do concurso e também no site: www.fiamfaam.br.

9. PROGRAMA e INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O curso de música do UniFIAM FAAM oferece a formação em quatro habilitações:
•Bacharelado em Instrumento, com as seguintes opções: piano, violão, cravo, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote,
trompa, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano popular, violão popular, saxofone, guitarra, baixo elétrico, bateria e percussão.
•Bacharelado em Canto – erudito e popular
•Bacharelado em Composição
•Bacharelado em Regência Coral

Duração: 8 semestres

Período: Matutino

Localização: Campus Centro – Rua Beneficência Portuguesa, 29 -Centro – São Paulo / SP

Diretor Cultural: Prof. João Carlos Martins

Coordenador: Profa. Marília Pini

E-mail: musica@fiamfaam.br

Telefone: 3326.6412

Sobre o Campus:
Campus Centro (Metrô Luz)

Em edifício do início do século passado, situado no Centro Velho da cidade, funciona o Curso de Música com suas quatro habilitações de bacharelado: Instrumento, Canto, Composição, Regência, Coral, além da Licenciatura Plena em Educação Musical. Equipamentos de som, instrumentos musicais e espaços adequados para ensaios e eventos possibilitam ao estudante a prática de diversas atividades que resultam em um rico calendário de atividades musicais, dentro e fora da instituição.

Propor sugestões paisagísticas para a área externa.


Página atualizada em 24/08/2007 às 15h51