17/11/2009

Complexo FMU tem maior número de trabalhos aprovados no 9° CONIC

Complexo FMU tem maior número de trabalhos aprovados no 9° CONIC



O Complexo Educacional FMU foi a instituição que aprovou mais trabalhos no 9° CONIC, atingindo o expressivo número 115 apresentações. Segundo o Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, presidente do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS/FMU), o alto índice de aprovação de trabalhos no evento reflete a qualidade acadêmica do Complexo FMU-FIAM/FAAM-FISP e o apoio dado à iniciação científica na Instituição. “O feito é relevante, tendo em vista a importância do evento no meio universitário brasileiro. O CONIC é hoje a principal e a maior iniciativa no campo da iniciação científica no Brasil, este ano foram apresentados e avaliados 1.137 trabalhos interessantes e de qualidade inquestionável”, disse Roquete.   

A aluna Renata Gonçalves Lima, do 2º semestre do curso de Jornalismo da FIAMFAAM , recebeu o prêmio de melhor trabalho em andamento na área da  Comunicação Social no 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC).

A estudante desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o Jornalismo Literário na Revista “Brasileiros”, coordenada pelo jornalista Ricardo Kotscho, com o objetivo de analisar as reportagens publicadas no período de 2008 e 2009 para averiguar se existe no segmento exemplos de construção narrativa aprofundada, que envolvem imersão na realidade e precisão de apuração, e também se existe a demanda de outros veículos pelo jornalismo literário.

Para Renata, pesquisar sobre esse modo de construção jornalística é um enorme prazer. “Adorei fazer este trabalho, aprendi muito sobre a profissão e foi ótimo conhecer um pouco mais sobre Ricardo Kotscho, um profissional que é referência para mim. Com certeza, darei continuidade ao trabalho até o fim do curso”, afirma a aluna.

CONIC em números

•    Mais de 2 mil alunos pesquisadores
•    Cerca de 800 professores avaliadores
•    Quase 200 instituições de ensino superior
•    Participação de 15 Estados nacionais e o Distrito Federal.

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Veja outras matérias do CONIC 2009


Página atualizada em 17/11/2009 às 16h30