25/08/2020

Aula inaugural sobre alienação parental

Hoje, dia 25 de agosto, acontece a aula inaugural sobre alienação parental, promovida pelo curso de Direito da instituição.

Os especialistas Adriana Ramalho, Katia Boulos, Eduardo de Oliveira Leite e Verônica Apparecida da Motta Cezar-Ferreira batem um papo sobre o tema no Youtube da FMU. Para participar, basta se conectar aqui, das 19h às 20h30.

Para os alunos do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM, a palestra vale 5h de atividades complementares obrigatórias. Para garantir, basta preencher o formulário depois da apresentação, resumindo em 10 linhas o que entendeu do tema. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

19h às 19h10                    Abertura: Professor Fábio Franco Pereira – Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Apresentação do evento e convidados – Mediador (10 min)

19h10 às 19h15               Breve fala da Vereadora Adriana Ramalho (5 min)

19h15 às 19h20               Breve fala da Dra. Kátia Boulos, idealizadora do Projeto (5 min)

19h20 às 19h35               Apresentação de vídeo alusivo à temática, alienação parental praticada pelos pais contra o filho adolescente (15 min)

19h35 às 19h55               Palestra do Professor Doutor Eduardo de Oliveira Leite – Alienação Parental sob a ótica do Direito (20 min)

19h55 às 20h15               Palestra da Professora Doutora Verônica Cézar-Ferreira – Alienação Parental sob a ótica da Psicologia (20 min)

20h15 às 20h25               Perguntas dos internautas / Resposta dos Convidados (10 min)

20h25 às 20h30               Encerramento – Professor Fábio Franco Pereira (5 min)

Conheça um pouco mais dos convidados:

ADRIANA RAMALHO 
Vereadora por São Paulo, autora da Lei nº 17.016, de 14 de dezembro de 2018 (PL 602/17), que instituiu no Calendário Oficial do Município de São Paulo, a Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental, este ano em sua segunda edição.

KÁTIA BOULOS

Advogada e Professora Universitária; Consultora na área do Direito de Família e Sucessões, com atuação interinstitucional em políticas públicas; Membro Fundador e Diretora Nacional de Relações Institucionais da Associação de Direito de Família e Sucessões (ADFAS); Coordenadora Nacional da VIRADA FEMININA (2020), da qual é Membro Fundador (2017) e Coordenadora do GT Violência contra a Mulher (2019/2020); Diretora de Relações Institucionais e da Comissão de Políticas Públicas da Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito do Estado de São Paulo (ASAS); Autora e Coordenadora de vários projetos institucionais, entre os quais a “Instituição no Calendário Oficial da Semana de Conscientização e Prevenção da Alienação Parental” em mais de 70 municípios paulistas; Coordenadora Científica do Congresso “Guarda Compartilhada: amor incondicional e justo para nossas crianças. Alienação Parental: a cicatriz que nunca fecha. Estado, Família e Sociedade: efetivando Direitos, construindo Cidadãos – Poder Legislativo, Advocacia, Magistratura e Ministério Público unidos na busca de Políticas Públicas adequadas ao novo formato das famílias brasileiras”, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

EDUARDO DE OLIVEIRA LEITE

Professor Universitário e Advogado; Doutor em Direito Privado, pela Faculdade de Direito (Nouvelle Sorbonne) da Universidade de Paris/França; Pós-Doutor em Direito de Família pelo Centre du Droit de la Famille, da Universidade Jean Moulin de Lyon/França; Professor Titular da Faculdade de Direito da UFPR -Universidade Federal do Paraná; Professor Titular de Direito Civil da UEM/Paraná; Professor Adjunto de Direito Civil da Faculdade de Ciências Jurídicas da UTP/Curitiba/Pr., Membro do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná; Membro da APLJ- Academia Paranaense de Letras Jurídicas – Curitiba/PR., Membro Fundador da ADFAS – Associação de Direito de Família e das Sucessões – São Paulo/SP; Presidente da Seção do Paraná da ADFAS; Escritor e Parecerista.

VERÔNICA APPARECIDA DA MOTTA CEZAR-FERREIRA

Advogada e Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP; Introdutora da visão psicojurídica no Direito de Família; Terapeuta individual, de casal e de família. Perita em causas judiciais de família. Mediadora e consultora psicojurídica de família. Formação psicanalítica e sistêmica. Integrante dos pioneiros da terapia familiar e da mediação familiar no Brasil. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil, desde 1994. Membro Fundador e Diretora Nacional de Relações Interdisciplinares da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS);Vice-Presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar; Membro do Conselho Deliberativo e Consultivo da Associação Brasileira de Terapia Familiar; Professora de Pós-Graduação, palestrante, escritora e poeta.

Participe!


Página atualizada em 25/08/2020 às 15h12