29/11/2006

Atendimento gratuito para cães e gatos em Pirituba

Programa Medicina Veterinária no Parque

No último domingo (03.12.06), professores e alunos do Curso de Medicina Veterinária – FMU realizaram um evento de extensão social no Parque São Domingos, localizado no Bairro de Pirituba – São Paulo.

O público do Parque teve à sua disposição profissionais que realizaram:

  • Orientação sobre saúde animal;
  • produtos de origem animal (diferença entre os leites A, B e C; entre ovo branco e ovo vermelho; a carne suína faz mal à saúde?);
  • acupuntura em animais;
  • parasitas de cães e gatos com visualização in locus (microscópios e lupas) de alguns parasitas;
  • atividades do médico veterinário;
  • uso correto de medicamentos veterinários;
  • posse responsável e bem estar animal;
  • zoonoses e saúde pública;
  • Sessões de acupuntura;
  • Atendimento clínico veterinário;
  • Coleta de fezes de cães e gatos para realização gratuita de exames coproparasitológicos;

Através de sua dedicação e atenção, os representantes da FMU demonstraram a importância do cuidado que se deve ter com os animais de estimação.

Muito se aconselhou, muitos exames foram realizados e houve uma constatação importante ao final do dia: a população de nossa cidade necessita de informação para melhor contribuir com assuntos relacionados à saúde pública (zoonoses e alimentos de origem animal) e para melhor cuidar de seus animais.

Na ocasião foi aplicado um questionário, com o objetivo de obter mais informações sobre saúde animal, e também sobre a conduta por parte dos proprietários no trato com seus amigos pets. Esse questionário visa melhorar a compreensão de nossos alunos sobre os animais domésticos e sua realidade em São Paulo. O mesmo será fundamental para futuras pesquisas de iniciação científica sobre temas referentes à Medicina Veterinária.

O trabalho de Extensão Social Acadêmica Veterinária em questão é mais que uma atividade isolada de atendimento ao público com fins pedagógicos, representa um compromisso ético, social e sanitário associado à satisfação de contribuir para uma sociedade mais feliz e sadia. Em 2007, o Programa Medicina Veterinária no Parque terá continuidade, serão agendados eventos ao longo do ano, nos diversos parques do Município de São Paulo.

Estiveram presentes seis docentes do curso de Medicina Veterinária, bem como 12 alunos. É difícil estimar o número de pessoas atendidas, o que podemos relatar é que professores e alunos atuaram ininterruptamente durante aproximadamente 6 horas.

O Parque São Domingos, área verde de lazer público, vem se destacando por oferecer atividades das mais diversas natureza a uma população visitante cativa da ordem de 6.000 visitantes/ dia, e crescente na região oeste da capital. Com freqüência, proprietários de cães e de outros animais de estimação (pets), vão ao parque para passeio e satisfação pessoal.

É gratificante saber que a Medicina Veterinária da FMU pôde estar presente e colaborar com essa população.


Página atualizada em 29/11/2006 às 0h00