13/08/2007

Arquitetura e Urbanismo.

Viagem técnica – Buenos Aires 2007

Entre os dias 19 e 24 de Julho 55 alunos e ex-alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, acompanhados de três professores da instituição, realizaram visita técnica à cidade de Buenos Aires. Os professores Antônio Soukef Jr., Maria Albertina J. Carvalho e a coordenadora do Curso, Paula Katakura, elaboraram previamente um roteiro detalhado das visitas programadas, material explicativo com dados técnicos e históricos das obras visitadas além de plantas e mapas que foram distribuídos aos participantes.

Fizeram parte do roteiro um dia de visita à área de Puerto Madero, antiga área portuária que passou por uma mudança de uso, iniciada nos anos 1990, como parte de um Plano Regional que previa intervenções em diferentes escalas e com diferentes usos. Os professores realizaram uma análise do plano e de seus resultados, da tipologia das edificações e dos espaços públicos. Destacam-se nesse cenário o Hotel Hilton e Faena, o Malecón, os moinhos requalificados, o museu Fortbat de Rafael Vignoly e a ponte de pedestres de autoria de Santiago Calatrava.

 

O grupo visitou ainda os principais monumentos da cidade, conjuntos históricos como a Plaza de Mayo, Teatro Colón, edifícios requalificados como o antigo teatro Grand Splendid onde hoje funciona a Livraria El Atheneo, , Centro Cultural Recoleta, Galeria Pacífico com seu Centro Cultural Borges, edifícios contemporâneos como o MALBA, parques e praças da região de Palermo. Uma manhã foi reservada para a cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires, com planta rigorosamente quadriculada e planejada. Ali se encontra a única obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier na América Latina, a Casa Curutchet, que os alunos puderam visitar internamente acompanhados de um monitor do Colégio de Arquitetos de La Plata. Já a visita de trem ao Delta do Tigre propiciou a observação de diversos bairros periféricos de Buenos Aires e um outro tipo de ocupação do território.

 
A experiência propiciou compreensão de aspectos urbanísticos da cidade, de seus princípios organizadores além de aspectos econômicos e culturais.



Profa. Maria Albertina fala sobre Porto Madero


Alunos em Porto Madero


Casa Curutchet- La Plata

 


Página atualizada em 13/08/2007 às 11h22