04/02/2009

Ano novo, cursos novos

Ano novo, cursos novos


Para atender a demanda do mercado em constante transformação e as exigências do Ministério da Educação (MEC), o Complexo Educacional FMU busca sempre inovar e aprimorar suas práticas de ensino. Isso vale para cursos tradicionais, como o Direito, que tem frequentemente sua grade curricular atualizada e revista, como para a criação de novos cursos, como é o caso da pós-graduação voltada para o tratamento de animais exóticos.

No caso do ensino jurídico, alguns temas como bioética e crimes na internet foram incluídos nas disciplinas, por conta das mudanças e discussões recentes da sociedade. Já a pós em animais exóticos visa atender a uma demanda crescente por veterinários especializados no atendimento de répteis, aves, peixes ornamentais e mamíferos selvagens. Estima-se que o Brasil já possua mais de dois milhões de animais exóticos vivendo em habitat doméstico, especialmente em grandes centros urbanos, como São Paulo. “Trata-se de um mercado em expansão”, afirma Terezinha Knobl, Coordenadora do curso.

Os casos acima, entretanto, são apenas alguns exemplos. Todos os cursos na FMU, FIAMFAAM e FISP são frequentemente avaliados e modernizados. É o que ocorre também na Gastronomia. “Hoje, temos o ensino de duas disciplinas inovadoras no Brasil, a Gastronomia Molecular e a Gastronomia Hospitalar”, conta o Coordenador Marcelo Malta. A Molecular – ou tecno-emocional, tem origem espanhola e visa desestruturar os alimentos, conferindo novas texturas e sensações diferentes no ato da degustação. Já a Hospitalar, busca explorar melhor o sabor, a montagem e a própria combinação de alimentos servidos em hospitais, respeitando a limitação dos pacientes e proporcionando maior prazer nas refeições.

Outros exemplos não faltariam na Comunicação Social, Arquitetura, Odontologia, Moda, Ciências da Computação, Design e Fisioterapia. “O importante é que nossos alunos saibam que estamos atentos às tendências e inovações do mercado e, principalmente, ao MEC”, finaliza o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Angelo Palmisano.


Página atualizada em 04/02/2009 às 15h29