12/01/2009

Alunos poloneses recebem boas-vindas na FMU

Alunos poloneses recebem boas-vindas na FMU

Na manhã de 12 de janeiro o grupo de 25 alunos poloneses da Universidade de Lodz visitou a sede do Complexo Educacional FMU, onde receberam as boas-vindas da Profa. Labibi Elias Alves da Silva, Reitora da FMU, do Prof. Edevaldo Alves da Silva, Presidente da FMU, de Arthur Sperandéo, Vice-Reitor da FMU, do Prof. Arthur Roquete, Presidente do IMS/ FMU e do Prof. Manoel Furriela, Coordenador do curso de Relações Internacional, entre outros acadêmicos. Participaram também da cerimônia o Cônsul Geral da Polônia em São Paulo, Ilmo. Sr. Jacek Ogrodzki e o Embaixador da Polônia no Chile, Exmo. Sr. Ryszard Piasecki.

A Reitora Labibi comemorou a chegada da quarta turma de alunos poloneses ao Brasil, graças ao convênio firmado entre as instituições em 2004, e ressaltou que, felizmente, desta vez o grupo conta com um número maior de mulheres. Já o Prof. Arthur Roquete, discorreu sobre a importância desse programa de intercâmbio no desenvolvimento profissional dos jovens participantes.

O Coordenador do curso de Relações Internacionais da FMU e responsável direto pelo projeto, o Prof. Manuel Furriela, comentou sobre os desafios de se manter um convênio desse porte ao longo dos anos. “É sempre um desafio muito grande organizar o intercâmbio internacional de alunos, seja dos poloneses ao Brasil ou dos brasileiros à Polônia, por isso, considero igualmente gratificante o sucesso anual desse projeto”, comentou.

Após a cerimônia de abertura, os alunos presenciaram a primeira palestra do curso Globalização, Regionalização e Desenvolvimento Dimensionados pela Sociedade da Informação, com a apresentação do Prof. Fábio Borges, do curso de Relações Internacionais da FMU, sobre a economia latino-americana.

Nas próximas semanas os alunos participaram de inúmeras atividades acadêmicas e culturais, que incluem uma visita ao gabinete do Prefeito Gilberto Kassab (13/01) e uma viagem ao Estado do Paraná, reconhecido por receber os imigrantes poloneses no Brasil. Acompanhe toda a programação no site da FMU.   

Veja Também:

•  Convênios Internacionais FMU: o passaporte para o mundo globalizado


Página atualizada em 12/01/2009 às 14h23